Entrevista “Invertida”, com Silvero Pereira, que estreia o “Pequeno Monstro”: “Sou movido por impulso. Não fico esperando acontecer ou que façam por mim”

A imagem de fundo, da divulgação do solo “Pequeno Monstro”, com Silvero Pereira, que estreia na quinta (30/05), no Teatro Poeira, em Botafogo, mostra uma criança na tradicional foto do colégio nos…

Redação Redação

Doze perguntas para Pedro Andrade (apresentador), sobre série na HBO: “Família não tem que ser exatamente aquele formato conservador que a gente sempre conheceu”

O apresentador carioca Pedro Andrade está gravando uma nova série documental para a HBO e Max (plataforma de streaming da Warner Bros.), ainda sem data de estreia. Ex-CNN, ABC e…

Redação Redação

Nove perguntas para Manuela Dias (escritora): “O que eu tenho é minha insegurança e sobretudo minha ansiedade criativa”

Embora a dramaturga e escritora baiano-carioca Manuela Dias afirme que tem um “perfil executivo; gosto da realização”, existe a sonhadora. E com sonhos realizados. Pode-se dizer que o nome de…

Redação Redação

Entrevista “Invertida” com Silvia Machete: “Montar um show do zero é um momento de loucura, euforia e inspiração”

     Colágeno em dia, entusiasmo em alta, voz tinindo para a “artista performática” Silvia Machete, lançando o segundo álbum da trilogia “Rhonda”, chamado "Invisible Woman” (Biscoito Fino). São 10 canções autorais,…

Redação Redação

Entrevista “Invertida” com Fábio Porchat: “Morro de medo de perder a graça”

  Fábio Porchat e seu amor ao humor está na nossa vida corrente: ao mesmo tempo, no teatro, na TV, no streaming, no YouTube, nas redes sociais, e onde não tem graça, ele inventa. E, assim, estreou, esta…

Redação Redação

Nove perguntas para Francisco Vieira (historiador), sobre o fascínio das monarquias: “Estamos no século XXI e ainda ocupados com reis e príncipes. Quem diria?”

O Brasil teve 67 anos de Monarquia (entre 1822, ano da Independência, até 1889, na Proclamação da República), mesmo assim, seu povo é fascinado, não só pela mais antiga forma…

Redação Redação

Entrevista “Invertida”, com Janaína Torres, eleita a melhor chef do mundo: “Tenho a paranoia de desconfiar da fidelidade masculina, de deparar novamente com a deslealdade”

    A chef paulistana Janaína Torres (sobrenome de solteira), a "Dona Onça", acaba de ser eleita a melhor chef mulher do mundo pelo “50 Best”, importante prêmio da gastronomia.…

Redação Redação

Onze perguntas para Isabela Bussade (endocrinologista): “A padronização da estética têm trazido angústia e sofrimento”

Na vida, sem jamais saber o que é tédio. O que não falta é motivo concreto para a endocrinologista Isabela Bussade sair da cama todos os dias: tem meio-Rio e…

Redação Redação

Onze perguntas para Daniela Santa Cruz, presidente da Cidade das Artes: “Esse título de elefante branco não cabe mais” 

 Em 2023, foram mais de 300 eventos/espetáculos na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra, para os mais diversos públicos. Em 2024, a agenda está acelerada, com atrações que incluem novo espetáculo…

Redação Redação

“Invertida” com Cissa Guimarães (apresentadora): “Tenho medo de dor e de gente mau caráter, que cruzamos o tempo todo”

Desde segunda (26/02), quando estreou, na TV Brasil, o “Sem Censura”, tendo Cissa Guimarães como apresentadora, começou uma grande campanha nas redes e divulgação espontânea de fora a fora. Como se o…

Redação Redação

Onze perguntas para Marcia Casz (diretora do Rio Open): “Hoje, o torneio é um festival de entretenimento”

Mal acaba o carnaval, com o desfecho das Campeãs na Sapucaí e o fim da agenda de blocos, já começa o Rio Open, de segunda a domingo (18 a 25/02), no Jockey,…

Redação Redação

“Invertida” com Silviano Santiago (escritor): “Nunca fico satisfeito com o que faço. Refaço, luto, me desavenho comigo, corrijo, e continuo insatisfeito”

O mineiro-carioca Silviano Santiago, por muitos considerado um patrimônio da cultura brasileira, com a vida inteira dedicada à Literatura, acaba de lançar “Grafias de vida — a morte” (Companhia das Letras),…

Redação Redação

Dez perguntas para Edgar Moura Brasil (decorador) sobre a biografia de Gilberto Braga, de quem é viúvo: “Foi muito difícil saber a visão que algumas pessoas tiveram do nosso casamento”

Recém-chegada às livrarias, a biografia “Gilberto Braga — O Balzac da Globo” (Editora Intrínseca), dos jornalistas Artur Xexéo (1951-2021) e Mauricio Stycer, já pode ser vista em todas as vitrines, com…

Redação Redação

Oito perguntas para Julia Duailibi (jornalista, sobre o doc “8/1 — A Democracia Resiste”): “Foram algumas surpresas; primeiro, as imagens inéditas”

  Você já reparou que muitos dos últimos acontecimentos são chamados de históricos? Neste domingo (07/01), às 23h30, teremos no ar, na Globonews, o documentário de um dia, quando os…

Redação Redação

Dez perguntas para Carol Presotto (fundadora da Medicina da Consciência): “Temos que pensar que o presente é a cura do nosso futuro”

A gaúcha Carol Presotto, que vive entre Rio e SP, tem voz suave, ritmo cadenciado quase hipnótico. A médica dermatologista, que só veste roupas brancas e não usa maquiagem, fundou…

Redação Redação

Sete perguntas para Lilibeth Monteiro de Carvalho (empresária, sobre o Natal): “Tenho medo que o Papai Noel não ‘exista’ e que a ingenuidade desapareça da nossa vida”

Natal, para muitos, não passa de uma festa comercial. Alguns nem sabem que é comemorado o nascimento de Jesus Cristo; poucas famílias mantêm o espírito que a ocasião pede. Um dos…

Redação Redação

Dez perguntas para Eduardo Zugaib, autor de “A Revolução do Pouquinho”: “Somos afetados mais pela nossa própria autossabotagem do que por questões exteriores”

Fim de ano. Existem dois tipos de pessoas: as céticas e as que enchem os cadernos de promessas. No primeiro caso, nada muda; já, no segundo, a frustração é certa.…

Redação Redação

Onze perguntas para Thomas Schultz-Wenk (psicólogo de relacionamentos): “A rejeição, muitas vezes diz mais sobre a outra pessoa do que sobre você”

O psicólogo carioca Thomas Schultz-Wenk, morando em SP, tenta ajudar as pessoas a superar relacionamentos conturbados, sendo, ele mesmo, vítima de um caso assim: depois da separação de um casamento de sete anos, teve…

Redação Redação

Onze perguntas para Martina d’Avila (produtora do “50 Best Restaurants” no Rio): “Os cariocas demonstram uma incrível capacidade de superar obstáculos e seguir adiante”

Tem chance de ficar na memória e no paladar cariocas o dia 28 de novembro: pela primeira vez, o Brasil recebe o “Latin America's 50 Best Restaurants", a mais importante…

Redação Redação

Entrevista “Invertida”, com Hélio de la Peña: “Mês da consciência negra é tão bom que gostaríamos de ser lembrados o ano inteiro”

Hélio de la Peña é um dos poucos humoristas negros da sua geração a fazer sucesso: na Globo (como roteirista da “TV Pirata”, depois como um dos destaques do “Casseta & Planeta”) ou…

Redação Redação

Entrevista “Invertida”, com Ana Beatriz Nogueira (atriz): “Defeito é se apaixonar primeiro e conhecer depois”

 Margarida Flores vive só, desde a morte da mãe, na mesma casa onde nasceu e cresceu. Quando a empregada tira férias, é difícil demais atravessar mais um dia. Com muito…

Redação Redação

Nove perguntas para Thássius Veloso (jornalista de tecnologia): “Será necessário muita educação, sobretudo com crianças e jovens, para que compreendam os efeitos gerados pela IA”

A Inteligência Artificial (IA) está em praticamente tudo que você usa: nos algoritmos das mídias sociais, nas ferramentas que facilitam o seu trabalho, naquelas propagandas irritantes que pulam no seu…

Redação Redação

Oito perguntas para Rodrigo Pimentel (sociólogo, ex-Bope, coautor de Tropa de Elite): “Porque deputados estaduais desejam controlar a polícia civil?”

Ninguém entende mais sobre um assunto quando é parte dele. Assim como o carioca Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Bope (Batalhão de Operações Especiais), dos 18 aos 29 anos (1990 a…

Redação Redação

Dez perguntas para Maria Francisca Mauro (psiquiatra): “Todo cenário de guerra pode provocar uma forte sensação de ameaça, que pode levar a um sofrimento subjetivo”

Ainda que fisicamente longe das zonas de conflito, as pessoas são afetadas pela guerra; estamos tomados por uma sensação interna, muitas vezes, inexplicável, como uma tristeza silenciosa. Os efeitos dessas situações extremas…

Redação Redação

Nove perguntas para Delaine Kühn (de advogada da periferia carioca a vereadora na Alemanha): “O desejo de construir uma nova vida me impulsionou, e o amor foi um dos motivos”

A advogada Delaine Kühn, 42 anos, saiu do subúrbio carioca, no bairro de Colégio, e ganhou o mundo com uma trajetória de muito sucesso. Ela acaba de ser premiada com…

Redação Redação

Oito perguntas para Bernardo Egas (advogado), criador do movimento “Revolução das Bitucas”: “Em um mês, foram 25 mil bitucas retiradas da praia”

As praias do Rio estão sempre em listas anuais das mais lindas: a “Princesinha do mar”, a mais famosa de todas, ou Ipanema, o berço da bossa nova e da…

Redação Redação

“Invertida” com Jérôme Dardillac (chef): “Apresentar o que o Brasil tem de melhor na culinária é uma missão”

Jérôme Dardillac é francês, sabemos e, de tão apaixonado pelo Brasil, nem pensa em voltar a falar um "parle vous". Nascido em Angoulême, no sudoeste da França, em tradicional família…

Redação Redação

Quartoze perguntas para Karina Okajima Fukumitsu, referência em suicidologia: “O ‘descaso’ com os cuidados resulta na invisibilidade; por consequência, o número de suicídios aumenta”

Se existe um nome referência em suicidologia no Brasil, é o de Karina Okajima Fukumitsu. Se você nunca ouviu falar, foi ela mesma que trouxe o termo e suas aplicações — teve contato…

Redação Redação

Doze perguntas para Kiki Garavaglia, sobre a amiga Ângela Diniz: “A chamavam de puta, mas o que ela era, sim, uma puta mãe”

Para quem nasceu depois dos anos 80, Ângela Diniz pode ser um nome qualquer, mas, para muitos que viveram intensamente os anos 70, a ansiedade está em alta por “Ângela”,…

Redação Redação

Nove perguntas para Renata Magalhães (nova presidente da RioFilme): “Vou mudar o nome para RioFilmes, de muitas produções, porque o Rio é e sempre será a alma do Brasil”

Lá se vão mais de 40 anos desde que Renata Almeida Magalhães entrou num set de filmagem, em “Menino do Rio” (1981), aos 19 anos, como assistente de direção. No primeiro dia e…

Redação Redação

Sete perguntas para Ruy Castro (escritor, sobre a reabertura do Museu Carmen Miranda, do qual é curador): “É impossível conhecer sua trajetória sem se apaixonar por ela”

O Museu Carmen Miranda foi reaberto, no Flamengo, depois de 10 anos em obras. “Carmen Miranda (1909-1955) é a própria história do Rio”, disse o diretor César Balbi, na festa…

Redação Redação

“Invertida”, com Heloisa Périssé, em curta temporada com ‘Loloucas’, no Riachuelo: “Hoje em dia, já sei segurar mais meus gatilhos, domino melhor minhas paranoias”

Heloisa Périssé, a Lolô, volta ao teatro em “Loloucas”, ao lado de Maria Clara Gueiros, no Teatro Riachuelo, no Centro (4 a 13/08,  sexta e sábados, às 20h; e domingo às 18h).…

Redação Redação

Lu Lacerda, jornalista, pesquisadora, fotógrafa, ama a terra, ama o mar, ama o sol, ama homem, ama comer, ama beber, ama o Rio, com os pés no Sertão e a cabeça no mundo.

F..utilidades

16/06/2024

O pianista e cantor Luiz Otávio, integrante da banda de Mart'nália, volta ao Manouche, no Jardim Botânico, na quinta (20/06), às 21h, com sua sonoridade black suburbana, que remonta aos bailes da Zona Norte e da Zona Oeste. 

15/06/2024

O cantor Toni Garrido vai dar uma palestra motivacional sobre jornada e coletividade no "Expo Síndico Cipa", dia 27 de junho, a partir das 8h30, no Village Mall, Barra. Os temas? Entregas de delivery: subir ou não subir ao apartamento?; animais em condomínios, e gestão de pessoas e conflitos, entre outros.

15/06/2024

Todas as terceiras quartas-feiras do mês, até dezembro, acontece a série "Cordel no Centro: a Literatura de Cordel no CCJF", com a primeira no dia 19 de junho, a partir das  16h30, tendo como tema o poeta e cordelista paraibano João Martins de Athayde.

15/06/2024

A mostra "O Brilho da Diversidade", com fotografias de Eny Miranda, está no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, até dia 30 de junho, das 9h Às 18h. A mostra é promovida pelo consulado alemão para valorizar e respeitar a diversidade. 

15/06/2024

O Hospital Icaraí, em Niterói, faz a primeira cirurgia de fibrilação atrial do Brasil, técnica muito usada no exterior, que permite o manejo da arritmia cardíaca de forma mais segura, na terça (18/06).