Um cenário de escola, um professor paciente. Alunos querendo aprender. Um mergulho no mundo do “era uma vez”, com nobres, batalhas, intrigas, princesas e traições. Tragédia forte com final de vitória aos bons. Esse é o universo de Shakespeare. Esse mundo fascinante, que Gustavo Gasparani, numa atuação exemplar, traz em “Ricardo III”, interpretando os principais papéis, brincando com sotaques, gestos e fazendo, ao mesmo tempo, uma leitura magistral do maior vilão do autor inglês.
Monstruoso, mas teatralmente elétrico, Ricardo é o mais carismático, auto-declarado vilão de Shakespeare, revelando a cada momento seu caráter homicida, sua jornada hipócrita ao poder absoluto. Mente, intriga, mata, recupera. Essa diversidade nos é apresentada por Gustavo Gasparani em roupas atuais e simples, num ambiente escolar, em que consegue criar um sentimento de cumplicidade aberta entre ator e espectadores, como se imaginava que já existia há cinco séculos.
“A proposta de um único ator encenando uma história épica nos remete à infância, estágio poderoso onde nossa imaginação não conhece limites e nos permite criar todo um universo a partir da utilização dos objetos mais cotidianos. Assim, construímos castelos, tronos e coroas usando apenas o espaço de um terreno baldio ou de um quarto vazio. Um único ator, ora conta a história e ora interpreta os personagens. Ele se transforma em rei, rainha, servo, carrasco e príncipe, num piscar de olhos. O ator indica o caminho e o público aceita a brincadeira “, diz o diretor Sergio Módena sobre a concepção do espetáculo.
O teatro é uma grande ilusão. Essa realidade ou irrealidade é que nos faz acreditar em Gustavo e na sua visão do vilão. Seu Ricardo III é o mal sem limites, desenvolvido de tal forma que embarcamos em sua proposta de ver castelos, batalhas, homens, mulheres, jovens e velhos. E acreditamos na força que ele nos traz. E saímos achando que Odete Roitman e Nazaré são totalmente boa gente.
Serviço
Teatro Café Pequeno
Sexta a domingo, às 20h
“Achadouros” traz uma proposta incrível: teatro para bebês. O lúdico, a arte são especialmente desenvolvimento para crianças até três anos. É um convite especial para se participar de um quintal imaginário. E só neste fim de semana!
Serviço
Teatro 3 CCBB
Dias 3 e 4 de setembro (sábado e domingo)
Sábado, às 11h e 16h; Domingo, às 11h e 16h (4 sessões)