Dente encapado (como falamos), no Rio, é quase uma lei; cada dia aumenta o número de adeptos. Em recente almoço, no Country Club, em Ipanema, ao ser perguntada se é dolorido o procedimento, uma carioca não gostou – interpretou a pergunta como sendo uma invasão. Por que quem encapa os dentes não quer deixar pistas?
Num tom abaixo, outra convidada comentou: “A qualquer momento vamos precisar botar óculos escuros para cumprimentar algumas pessoas – pra não queimar a retina”, por brincadeira, claro, até porque é assunto de cada um. A pessoa aqui citada mudou o sorriso com Renê Gerdes, dentista bem conhecido no Rio, com consultório também em Ipanema. Perguntado, ele responde: “Algumas pessoas fazem só por estética; outras, pra levantar a mordida, deixando a oclusão perfeita. Melhora tudo: a função e a aparência”, diz Renê, ele próprio adepto.
A interessados, a perfeição dos dentes dura de 10 a 15 anos, aí sendo necessário a primeira troca. Recentemente, a escritora Fernanda Young publicou uma foto no Instagram, onde dizia: “Os dentes são meus”. Cada vez menos essa frase pode ser falada, com tantos dentes perfeitos, retos, brancos (como as nuvens). Por exemplo, o ator Otaviano Costa – o sorriso dele é incrível! É preciso deixar claro que às vezes é realmente necessário. Se incomoda, por que não fazer? Faz lembrar Ivo Pitanguy, que dizia: “A cirurgia plástica é, quase sempre, uma reparação, pelo menos para o interessado”. Deve ser o mesmo caso!