
Ivo Pitanguy: o grande mestre da cirurgia plástica morreu, no fim da tarde deste sábado (06/08), em sua casa, na Gávea
O cirurgião plástico Ivo Pitanguy morreu às 17:30 da tarde deste sábado (06/08), aos 93 anos, na Gávea. O médico e professor, um dos brasileiros mais conhecidos no exterior, chamado de mestre, carregou a Tocha Olímpica nessa sexta-feira (05/08), em Botafogo, a última alegria da sua vida – publicado nesta coluna. Pitanguy estava com enfermeiros, em casa. Morreu logo depois de fazer hemodiálise, de parada cardíaca. Até esta semana, manteve sua alegria de viver – incomparável!
Ivo Pitanguy publicou inúmeros trabalhos (mais de 800) no Brasil e no exterior. Era membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Nacional de Medicina. Foi ele o principal criador do serviço de queimados da Santa Casa de Misericórdia, no Rio. Conseguiu ainda valorizar a cirurgia plástica, transformando-a numa especialidade médica como outra qualquer, ou seja, elevou-a ao mesmo grau de importância da cirurgia reparadora. Estudou em Ohio, nos Estados Unidos quando jovem; desde então, seu nome cresceu ano a ano, no mundo inteiro.
Chamar Ivo Pitanguy de “deus da cirurgia” há muito tempo era comum. Conhecido por aí como gênio, disse certa vez à esta coluna: “A cirurgia plástica é, quase sempre, uma reparação, pelo menos para o interessado”. Passou isso aos mais de 500 alunos a quem deu curso em sua clínica, médicos dos mais variados países. Homem cultíssimo, poliglota, grande anfitrião, grande pai, grande pescador, são inúmeras suas qualidades. Tem ainda o lado humano, solidário, generoso: Pitanguy trabalhou por anos na Santa Casa, sem ganhar um tostão sequer, atendendo aqueles que jamais teriam dinheiro para bancar uma cirurgia. A fila para ser atendido por ele passava de dois anos.
A seu favor, o cirurgião tinha ainda o fato de ter sido a mais globalizada das pessoas, muito antes de a Internet existir: sempre atento a tudo, não havia no mundo assunto sobre o qual não conseguisse falar. Talvez tenha sido um dos maiores divulgadores do Brasil – adorava viajar tanto quanto trabalhar. Em uma das tantas entrevistas a este site, em 2011, declarou: “Toda critividade tem loucura, nem toda loucura tem criatividade. É não acreditar que amanhã você terá a loucura de estar vivo num mundo que ninguém sabe de onde veio nem pra onde vai.”
O corpo vai ser cremado neste domingo, às 18h, no Memorial do Carmo. Na cerimônia estarão os quatro filhos e cinco netos. A medicina e o País estão de luto – e por muito tempo!
Um dia triste, mas também um dia alegre. Triste pela perda do grande homem e mestre brasileiro. Alegre pelo deslumbrante espetáculo da abertura das Olimpíadas. Em comum, apenas o fato de que, que tanto um, quanto outro, reacendem em nosso coração o orgulho de ser brasileiro. Que Deus abençoe e conforte a família enlutada. Que Deus abençoe o Brasil!
Que triste.
Uma triste notícia para todos nós, Cariocas e Brasileiros. Dr. Ivo foi um mestre respeitadíssimo e levou o nome de nosso país pelo mundo afora… Foi um homem ético e brilhante. Meus profundos sentimentos a toda família…
Beto Saroldi
Um dos nossos maiores. Que a família receba o conforto de todos os brasileiros. Descanse em paz Mestre….
Um gênio que engrandeceu o País.
O povo de Niterói sempre será grato por sua atuação, no inicio de carreira, no atendimento aos queimados no trágico incêndio do Gran Circus Norte Americano em 1961. Descanse em Paz!
Ele não era só um cirurgião plástico, metade de suas horas e vida dava sua maestria em hospitais públicos para queimados, pobres, restaurava faces desfaceladas, um exemplo de profissional, de caráter, de homem e pai. Teremos sempre na memória estas lembranças de pessoas boas que viveram e morreram com hombridade ética e comprometimento com a vida humana.
Ele foi o mais destacado médico do Brasil; genial, o papa da cirurgia plástica mundial, de uma generosidade única! Ajudou a todos que pode, independente da condição financeira. Nossa gratidão e saudades…
Que Deus o receba em sua morada!!
Fiquei tao feliz em ve-lo com a tocha…Merecida homenagem a um GRANDE brasileiro.
Que tenha partido em PAZ, apos testemunhar este espetaculo maravilhoso de abertura dos jogos Olimpicos.
Sentimentos profundos a sua familia.Tat
Que enorme perda ! Um absoluto genio a frente do seu tempo. Um pioneiro e um homem que esbanjava alegria. Nos poucos momentos em que convivi com ele, foi só alegria e mais alegria.
Pena, perda e tristeza saber dessa morte.
LOVE
Gerald Thomas
O parágrafo final da notícia diz:”O corpo vai ser cremado neste domingo….com os quatro filhos e cinco netos (sic)..A medicina e o país estão de luto”. Realmente estaremos todos de luto se filhos e netos forem cremados também quando da cremação do falecido.
Recentemente parecia muito bem. Falou hoje na Televisão, numa reportagem antiga, que o que mede a hierarquia é o conhecimento – Isso ia melhorar o mundo!
Muito obrigada Dr. Ivo …….
Profº Drº Ivo Pitanguy é Ímpar!
Tive privilégio em conhecê-lo e fotografá-lo, além de ouvir algumas das suas palestras. Impecável, sempre pensando no melhor para o próximo, principalmente para os menos favorecidos financeiramente. Deus o tenha. Muita Luz e Paz.