A arte milenar da olaria, a queima da argila, a confecção de tijolos artesanais um a um, a mistura de cores e com outros materiais como a palha, enfim essa indústria artesanal nos acompanha há eras…
E nunca deixou de ser utilizada na construção. Aparente ou internamente, o tijolo ganhou inúmeras funções. Aparente ou não, na fachada ou dentro de casa, o tijolo é lindo. Nas casas clássicas ou nas ultracontemporâneas, o tijolo aquece e dá personalidade.
Não existe quem deseje morar numa casa sem esse ingrediente mágico de personalidade. Refletir seu gosto, definir pela estética que aquele lugar é seu muda tudo!
Através dos tempos temos mostrado que procuramos, antes de tudo, da moda, da tendência , do status, uma forma de imprimir nossa marca. Não seria a caverna do homem pré-histórico a maior prova disso? As pinturas nas cavernas revelam esse homem que ainda nem tinha ferramentas, mas pintava decorando seu espaço com seus feitos e hábitos, deixando ali a sua personalidade.
Essa necessidade está presente até hoje e nós, arquitetos, vemos isso em cada cliente que nos procura para fazer sua casa. Mesmo que a falta de tempo e as dificuldades de locomoção sejam muito facilitadas pelo mundo virtual, o espaço de cada um é um bem cada vez mais precioso.
Quanto maior a pasteurização da vida moderna, mais a necessidade de ser único! Fazer sua casa diferenciada, com a utilização de materiais naturais em harmonia com o planeta, que nos têm acompanhado há tanto tempo é muito bom.
Pois aquilo que deu certo permanece pelo tempo… O tijolo é tudo isso e mais. Adoro usar tijolos dos mais rústicos, feitos artesanalmente misturados com palha, aos supermodernos, finos, capazes de serem instalados como uma cerâmica.
Essas é mais uma vantagem do tijolo: sua evolução não tirou sua essência, esse material vai do nobre ao rústico com charme absoluto.
Adoramos tijolo e mostramos lindos exemplos com esse material.