Esses dois opostos são incrivelmente compatíveis. Convivem maravilhosamente bem, apesar de inteiramente diferentes. Não existe nada que fique desarmônico com essas duas cores.
A ausência de cor e a presença de todas formam uma das duplas de maior sucesso. O preto, sozinho, geralmente pesa, mas bem utilizado pode ser muito contemporâneo numa ambientação clássica. E o branco é o maior corretor de erros, em qualquer ambiente desarmônico. Assim como uma hera corrige uma fachada de uma casa pesada, o branco funciona da mesma forma: dentro de casa corrige todos os excessos.
Mas a mistura dos dois é uma forma mais do que conhecida e eternamente charmosa. Como dizem os franceses, “a beleza passa, mas o charme jamais” – assim é o preto e branco , charme eterno dentro de casa. Não importa qual o estilo da casa, clássico ou contemporâneo, o uso do preto e branco encanta há anos. Gosto muito das estampas em listras e a mistura de estampados, todos em preto e branco. O efeito é lindo!
Algumas estampas reproduzem tecidos clássicos usados em roupas – fica ainda mais divertido. O artista Sol Lewitt fez uma composição linda e muito conhecida usando listras pretas e brancas num mural de seis metros de extensão. Nessa composição, ele mostra os efeitos visuais que o branco e o preto criam, transformando uma simples tela plana em um contexto arquitetônico.
A dinâmica que a composição dessas duas cores radicais cria é de uma flexibilidade que ultrapassa o estilo da casa. Sempre cai muito bem um grafismo ou uma cor fora do contexto esperado.
Ambientar a casa usando aquilo que nem sempre se encaixa tão perfeito cria a imperfeição elegante que toda casa precisa. A verdadeira liberdade de se ambientar uma casa é a flexibilidade de compô-la de acordo com suas mais diferentes ideias.
O preto e branco permite essa mudança sem medo de errar, até porque são opostos sempre elegantes.Como pessoas opostas, mas idênticas …. Tudo mundo conhece pelo menos duas ….Dá para entender!
Mostramos lindos exemplos que amamos de preto x branco!