A porta do Guimas esteve lotada a tarde toda e assim continua, agora à noite, por causa da morte de Tintim Mascarenhas, sócia do restaurante, na tarde desta quinta-feira (17/08), depois de um assalto, como noticiado aqui. São amigos do viúvo Chico Mascarenhas e das filhas do casal, Joana, Domingas e Bebel. O bairro inteiro está chocado com a notícia.
Esse tipo de crime não é raro na Gávea, basta dar uma olhadinha na lista da 15ª DP. Segundo os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), na região dessa delegacia foram registrados 80 roubos, 101 furtos e nenhum homicídio, em maio deste ano. A 15ª atende aos bairros da Gávea, Lagoa, Jardim Botânico e Vidigal. Isso é o oficial, muitos descrentes não registram ocorrências. O jornalista Alfredo Ribeiro, por exemplo, foi assaltado próximo à rua Duque Estrada, recentemente. Mesmo caso do chef Nando Delamare, no lado oposto da Praça Santos Dumont, onde aconteceu a morte de Tintim. Em ambos os casos os bandidos estavam armados.
A fotógrafa e galerista Ana Stewart, moradora da Gávea, se disse estarrecida com a morte de Tintim: “Uma família que trabalhava junto e só dava alegrias ao Rio”, disse ela. A atriz Maria Zilda Bethlem, que mora ao lado do restaurante, desabafou: “Estou muito triste pela tragédia que vivemos hoje! Por essa maldita violência e impunidade e ousadia de bandidos. Estou profundamente triste e revoltada! Que lugar é esse em que vivemos sem saber se chegamos de volta em casa?”