O cemitério São João Batista, em Botafogo, ficou lotado no fim da tarde desta sexta-feira (30/11), durante o enterro de Zé Luca Magalhães Lins, que morreu na última madrugada. Mais ou menos uma hora depois do horário marcado (às 17h), o corpo do empresário chegou coberto com a bandeira do Boavista Sport Club, do qual ele era o dono.
Calcula-se que umas 500 pessoas estiveram no cemitério para dar adeus ao Zé Luca, querido por pessoas das mais variadas áreas: desde os funcionários do Boavista ou das academias das quais era dono (Pró-Forma), a secretários de Governo, artistas, jornalistas, políticos etc. Fazia um certo barulho, vindo da multidão aglomerada esperando, depois do velório na casa da família, na Rua Icatu; mas quando o caixão chegou, fez-se um silêncio absoluto e repentino, só cortado por alguns soluços.
Vários amigos ali ainda tinham nos celulares mensagens recentes trocadas com Zé Luca; muitas delas mostravam seu senso de humor. A maioria tinha uma lembrança, uma história, uma saudade: “Conviver com ele foi um privilégio, eu o conheci por causa da doença, mas ficamos amigos. Este momento pra mim é de uma dor muito grande”, disse o Padre Jorjão, que rezou a missa.
Luciano Huck, de quem Magalhães Lins foi padrinho de casamento, afirmava: “Zé estava entre os amigos que conto numa mão só, foram mais de 25 anos de amizade.”
Enquanto isso, Paulo Fernando Marcondes Ferraz comentava: “Ele fez em 43 anos de vida o que muita gente não faz em 80. Era generoso – à sua maneira discreta, ajudou muita gente”. Pinha Mello Franco, prima de ZL, afirmava: “Ao longo da vida, só tenho lembranças carinhosas do meu primo inesquecível, sempre de uma bondade enorme”.
Já Glória Maria, amiga de longa data, dizia chorando: “Zé Luca sempre foi uma pessoa muito sensível e sempre esteve do lado da harmonia. Tenho muitas saudades de nossos verões em Saint-Tropez“.
Ao fim de tudo, o São João Batista continuava cheio, as pessoas não iam embora, nesse lindo fim de tarde que fazia no meu, no seu, no nosso Rio, como que uma última homenagem ao amigo!