Chamada, em outubro do ano passado, para assumir a vice-presidência financeira da Associação Comercial, Angela Costa ficaria nesse posto até junho, se não fosse o convite que recebeu nesse meio tempo. Integrantes do Conselho Superior da ACRJ fizeram a proposta de lançar sua candidatura à presidência, em chapa única. Convite aceito, tudo corria bem para a empresária, até o atual presidente, Paulo Protásio, decidir entrar, à última hora, no páreo pela reeleição.
Segundo Angela, dos 80 membros do colégio eleitoral, 12 estão impossibilitados de votar. Como 55 desses 68 que votam disseram que estão com ela, teoricamente a candidata já teria uma boa margem de segurança – são necessários 2/3 dos votos das urnas para ser eleito em primeiro turno. Até o dia 29, data da eleição, a vice-presidente da Firjan diz que ainda vai buscar o voto dos 13 a serem convencidos – “só se ganha eleição depois das urnas abertas e das cédulas contadas”.
Sua proposta de campanha é voltada para o presente: “Penso em colocar a estrutura da casa para ajudar os empresários em seus projetos e tornar a economia do Rio mais forte”, diz. Angela conta com o apoio de cinco ex-presidentes: Humberto Motta, Olavo Monteiro de Carvalho, Luiz Alquéres, Antenor de Barros Leal e Marcílio Marques Moreira.