
Em ordem alfabética: Andreia Repsold, Antonia Galdeano, Arnaldo Chuster, Danuza Leão. Felipe Bronze, Glória Maria, Guilherme Fiuza e Jane di Castro /Fotos: Arquivo site Lu Lacerda e Reprodução
A defesa de Sérgio Cabral pediu recentemente, em documento enviado à Vara de Execuções Penais (VEP), que o ex-governador seja transferido de Bangu 8 para um batalhão da Polícia Militar na região central do Rio. O advogado Rodrigo Roca alega, ilustrando o pedido, que o ex-presidente Lula e o ex-governador de Minas Eduardo Azeredo estão em prisões diferenciadas, pelos cargos que ocuparam, portanto, mais bem instalados que o medebista. Falamos com alguns cariocas, de variados perfis, pra saber se são contra ou a favor dessas acomodações, digamos, menos hostis para Sérgio Cabral. Você é contra ou a favor de Cabral numa ir para uma prisão especial? Leia seus depoimentos:
Andreia Repsold (empresária): “É muito difícil opinar sobre isso; é um sentimento misto: por um lado, eu seria a favor de o Sérgio Cabral ter sido governador; por outro, contra, por ele ter feito o que fez enquanto ocupava o cargo. Quando a gente pensa no que aconteceu com o Rio, quase que a favor de um capricho pessoal dele, é revoltante. Acho também que o Cabral tem de trabalhar na prisão; um preso é um custo pro Estado.”
Antonia Galdeano (psicóloga): “Acho que todos deveriam ter direitos iguais: eles, assim como outros, com 30 numa cela. O que deveria haver são prisões adequadas e menos desumanas para todos. Nenhum político preso deveria ter privilégio sobre os demais, ser melhor tratado que os outros. O que merece ser pensado é melhorar as condições gerais.”
Arnaldo Chuster (psiquiatra): “A defesa tem lógica dentro da aberração jurídica. Todavia, ser lógico não é sinônimo de estar correto. E todos os três citados são exemplos de lógica baseada em premissas falsas do providencialismo político. Acho difícil discutir o fato isolado, pois é consequência de elegerem políticos providenciais, que usam os valores democráticos e não têm nenhum apreço por eles. Tanto Cabral quanto Lula e Eduardo Azeredo foram gerentes da ordem capitalista, predadores da ordem social.”
Danuza Leão (escritora): “Eu não tenho opinião sobre isso — o que o juiz Sérgio Moro e Marcelo Bretas decidirem, eu estou com eles. Até se disserem que o mar virou cor-de-rosa, eu vou assinar embaixo.”
Felipe Bronze (cozinheiro): “Como carioca, acho um insulto qualquer assunto relacionado ao Sérgio Cabral. Por mil, ele seria transferido para outro Planeta”.
Glória Maria (jornalista): “Erros iguais, direitos iguais. Se roubaram igual, ou bota todo mundo em Bangu, ou todos nos batalhões da PM. Dois pesos e duas medidas não dá. Não importa se presidente, senador, governador: crimes iguais, punições iguais.”
Guilherme Fiuza (jornalista e escritor): “Existe o lado de querer que o cara sofra, mas tem o lado da Lei. Mais importante é que, se está preso, tem que ser num regime que não lhe permita influenciar, que opere. Teria de ser levada em conta a ética do advogado, mas, no Brasil de hoje, os grandes criminosos pagam a advogados com dinheiro roubado. Num mundo ideal, o advogado jamais seria ‘garoto de recado’. Neste caso, sei que estou sendo utópico.”
Jane Di Castro (cantora): “Que Sérgio Cabral fique em Bangu; ele acabou com o Rio. Os cariocas agradecem isso a ele e a sua mulher. O governador de Minas, pouco me importa; cada estado é diferente do outro – o que me interessa é o Rio. Cabral está no lugar certo. Me sinto pessoalmente traída por ele, em quem votei a vida inteira. Ele e o Beira-Mar, pra mim, não fazem diferença; aliás, até fazem porque o traficante assumiu o que fazia, enquanto Cabral, não, engana. Aproveito para dizer que a corrupção continua.”
acredito que esse homem nao merece sela especial pois o sofrimento que ele e sua quadrilha estao emplacando a populaçao do RIO e uma vergonha,faliu as instituiçoes publicas cariocas.
CABRAL DEVERIA IR PARA A FORCA OU CADEIRA ELETRICA SE ESTE PAIS FOSSE SERIO
Se colhe o que se planta, a justiça divina tarda mas não falha.Cabral é bandido, tem que ficar em Bangu, que é lugar dele.
Depois de saquearem o Estado (Minas e Rio de Janeiro), depois de saquear o BRASIL, o dinheiro que eles estão usando para se defender é produto de roubo, de saque, de achaque, de trapaça de todas as maneiras, para mim eles deveriam perder tudo o que tem porque tudo é fruto de roubalheira então cadeia para eles é pouco.
A minha preocupação maior é quanto aos filhos, aos pais, a família destes indivíduos e os outro que estão no mesmo caminho e por sinal todos (ou quase todos) de cabeça branca é a herança que eles deixam para todos: corrupção, levar vantagem em tudo, trapaça.
Felizmente estamos vendo alguns terem os seus bens confiscados e leiloados (ALELUIA)
Os Órgãos de Fiscalização no Brasil só funcionam para pobres. O sinônimo de Corrupção é Receita Federal.
Vamos nos Unir e exigir Abertura de CPI da Receita Federal e COAF. Órgãos Omissos em relação a fiscalização referente ao Aumento Patrimonial de Empresas e Políticos.
Vamos criar uma campanha para que isto ocorra.
O ex “governador” do RJ tem curso superior? de acordo com a lei, se tem, ficara em prisão especial, caso contrario, “xilindró” comum. Agora, se BANDIDO de colarinho branco também merece tratamento especial, SÓ NO BRASIL. Na CHINA, paredão neles.
É CLARO QUE EU SOU CONTRA ESTE BANDIDO TER DIREITO A PRISÃO ESPECIAL , DEVERIAM MANDAR ELE PARA UMA PRISÃO SUPER LOTADA . AFINAL ELE NÃO É MELHOR . PRA MIM É UM LIXO COMO HOMEM.
CLARO QUE NÃO? , ESTE BANDIDO TEM QUE IR PARA UMA PRISÃO LOTADA .
Achei interessante o comentário da jornalista Glória Maria, de que se usa dois pesos e duas medidas, é verdade, entendo que o tratamento não poderia ser diferenciado quanto a pena a ser cumprida pelo sentenciado, tanto para politico, bem como para o criminoso comum, visto em se tratando de políticos agrava-se mais ainda, certo que trata-se de cargo eletivo, onde o cidadão deposita a sua confiança e em resposta recebe uma traição. Entendo, mais, que uma vez o político condenado, deveria ser banido a politica, não podendo a se candidatar mais a nenhum cargo eletivo, como no esporte por muito menos tantos foram banidos.
O SENHOR SERGIO CABRAL TEM QUE CUMPRIR PENA NUM PRESIDIO DE SEGURANÇA MAXIMA.
E NADA DE REGALIAS.
Por mim eles todos que roubaram o dinheiro do povo brasileiro deveriam ir para o paredão , pena sumária sem perdão porque eles impuseram vários cidadãos a pena de morte sem que os mesmos assim o quisessem, por falta de atendimento adequado nos hospitais, de segurança pública de infraestrutura nas estradas , de saneamento básico, de educação adequada , sim foi isso e muito mais o que eles causaram ao povo de uma forma geral , então ñ podemos ter pena desses marginais , porque é isso o que eles são .
Humberto, Concordo Guilhotina!
Cabral e outros peemedistas e petistas deveriam ser mandados embora para Cuba, onde ficariam em prisão perpétua. Cadeia para todos eles.