O Trem do Samba, evento que acontece no Rio, em 2015, pela vigésima vez, no Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, vai fazer, este ano, uma parada internacional. Além do trajeto da Central do Brasil até Oswaldo Cruz, ele vai correr pelos trilhos da cidade de Nice, na França. Quando esteve no Rio, em agosto do ano passado, o prefeito de Nice, Christian Strosi, foi apresentado à ideia da batucada na linha férrea pelo cônsul Brice Roquefeuil. Os dois, em parceria com o jornalista e pesquisador Vagner Fernandes, começaram então a articular, para o Sul da França, uma festa parecida com a que reúne cerca de 300 mil pessoas na cidade carioca.
De 1º a 4 de outubro, um grupo formado pelo sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, Tia Surica, a cantora Thaís Macedo, o Jongo da Serrinha e alguns casais de passistas vão animar os franceses, numa festa dentro de um VLT. Nice tem tradição de carnaval e um toque bem carioca: há 25 anos a carnavalesca Maria Augusta ajuda a organizar a folia francesa.
Antes de chegarem à cidade da Côte D’Azur, os sambistas do Rio vão fazer um desfile em Lille, que anualmente tem um festival de cultura muito animado e que, este ano, terá como tema a Renascença. As prefeituras carioca e de Nice estão patrocinando o evento, que vai fazer parte das comemorações dos 450 anos do Rio.