Existe uma figura arquetípica, cantada em prosa e verso e imortalizada no desenho da Disney, o Zé Carioca. O malandro carioca é bem-humorado, irônico, rápido, dono do pedaço. Ensaboado, não se prende a nada nem a alguém. A roupa é mais do que o traje. É a expressão de uma elegância anacrônica e que nos remete ao melhor de uma cidade de sonhos. Pois é, tudo isso está em “Kid Morengueira – Olha o breque”, monólogo musical idealizado e protagonizado pelo talentosérrimo Édio Nunes, que homenageia Moreira da Silva, em cartaz no Teatro Cesgranrio. Com texto de Ana Velloso e Andreia Fernandes, direção de Sérgio Módena, o monólogo traz de volta, dentro da tradição de trabalho de Ana e Andreia, mais uma figura emblemática da música popular brasileira. Mais uma vez, o espetáculo não se resume a fatos biográficos. 

Crônicas e textos de diversas épocas da cidade compõem o roteiro, que se desenvolve também na direção entre o significado das músicas e a exaltação de uma época de ouro. “Levei o Moreira da Silva à cena, pela primeira vez, em 2004”, diz Édio sobre o musical “Geraldo Pereira – Um escurinho brasileiro”, de Ricardo Hofstetter, com direção de Daniel Herz e protagonizado por Jorge Maya. Geraldo  foi um dos grandes parceiros e amigos de Moreira e Édio se destacava no número musical “Na Subida do Morro” – com letra atribuída a Moreira e Ribeiro Cunha – mas, na verdade, comprada do amigo de boemia e compositor Geraldo. “Na coxia, o comentário entre os colegas era geral: ‘Você tem que fazer o Moreira em um musical sobre ele, Édio!’. Foi aí que a ideia ganhou mais força”, lembra Édio.

E, de malandragem em malandragem, Édio Nunes vira um gigante no palco. Dança samba de gafieira, miudinho, com um molejo e um traquejo e domínio de corpo como poucas vezes já se viu em nossos palcos. São 75 minutos do mais puro encantamento, no tempo em que as favelas eram palco de disputas de samba, portanto, de talento. Algo que está em falta agora, mas ainda tem de sobra.

Serviço:
Teatro Cesgranrio (Rua Santa Alexandrina, 1.011 – Rio Comprido).
Sexta a Domingo, sempre às 20hs.

Fotos de Débora Garcia

Share
Enviado por: Redação

Deixe um comentário





SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline