Noticiamos aqui, sob o título “Predadores do Rio”, o corte de árvore e destruição de um canteiro na Rua Padre Leonel Franca, na Gávea, para dar visibilidade a um painel de propaganda, na madrugada do dia 09/04 — denúncia do engenheiro Luís Carlos Fonseca.
Tomando conhecimento do assunto, o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, entregou imagens das câmeras do Centro de Operações Rio (COR) à 14ª DP, junto à queixa de crime ambiental.
Neste sábado (29/04), parte do assunto foi resolvida por Flávio: “Fizemos o plantio simbólico desta babosa-branca e posteriormente vamos recuperar, junto à Fundação Parques e Jardins, todo o canteiro degradado. Também vamos instalar novas câmeras de segurança para que outros crimes ambientais não voltem a acontecer no local. A mensagem que queremos passar é que as árvores são prioridade para a nossa cidade!”, disse ele, acompanhado da vice-presidente da AMA Gávea, Luiza Carneiro.
As duas novas câmeras de segurança que serão instaladas na área nos próximos dias serão fixas, porém, desta vez, mais baixas para garantir melhor visualização, já que, na primeira, estavam bem precárias.
Não foi a primeira vez que a subprefeitura recebeu esse tipo de denúncia: no início do ano, um caso semelhante aconteceu na Praça Antero de Quental, no Leblon, onde foi plantado um ipê-amarelo.