Paulo Coelho fez uso do Periscope para falar com seus leitores brasileiros. O escritor gravou um vídeo, na sua casa na Suíça, para agradecer a reação, segundo ele,“hiperpositiva”, ao livro “A Espiã”, lançado dia 12 pela Companhia das Letras. Ainda de acordo com Paulo, a publicação teve problemas de distribuição, não estava chegando ao interior do país, mas agora essas dificuldades foram superadas.
No seu 19º livro, o autor de “O Alquimista” conta a história da dançarina holandesa Mata Hari, acusada de espionagem dupla para a França e Alemanha durante a I Guerra Mundial. Paulo disse que sempre foi interessado pela figura de Mata Hari, desde jovem, e que acreditava que ela teria sido espiã até começar a fazer a pesquisa para escrever. Tudo começou quando seu advogado comentou que a condenação da holandesa, fuzilada em 1917, foi um dos maiores erros jurídicos do século XX.
Coelho ainda usou a gravação para se justificar com os jornalistas nacionais. Ele disse que, de início, daria entrevistas, mas mudou de ideia: “É muito difícil dar entrevista sobre um livro, explicar um livro”, comentou, dando a entender que, atualmente, está preferindo as ferramentas digitais para se comunicar com seu público.