Por dois anos, o Arte Clube Jacarandá, grupo de artistas do qual fazem parte Carlos Vergara e Raul Mourão, fez reuniões para pensar, fazer e divulgar a arte contemporânea brasileira em Santa Teresa, na casa emprestada de um gringo amigo da turma. Desalojados com a venda recente da casa, esses artistas encontraram uma nova sede que, para sorte dos cariocas, vai se tornar, também um espaço cultural público.
Na Ladeira da Glória, no caminho para o Outeiro, a ocupação artística vai acontecer no primeiro casarão da Villa Aymoré, que funcionou, ano passado, como local do Casa Cor. Se depender de Gustavo Felizzola, um dos sócios da Landmark, dona dos casarões, o espaço todo vai se encher de peças de arte. “Eu brinco com o Carlos Vergara dizendo que a Villa será o grande centro de arte contemporânea do país, perdendo apenas para Inhotim”, diz o empresário.
Neste sábado (18/06), a partir das 15h, vai ser aberta a primeira mostra do clube, com vídeos, pinturas, objetos e esculturas de Luiz Zerbini, Raul Mourão, Cabelo, Waltercio Caldas, Daniel Senise, Carlos Vergara e José Bechara, entre outros. Os artistas estão cheios de ideias para cursos e eventos no local. Um dos espaços vai ser exclusivo para o Prêmio Pipa de Arte: só aí a cidade carioca vai ganhar quatro exposições anuais de importância cultural.