O Rio Moda Rio, que vai acontecer daqui a dois meses no Pier Mauá, parece já ter conseguido um dos seus grandes objetivos: unir quem faz moda e envolver a todos num clima muito bacana. Nesta quinta-feira (15/04), no lançamento do evento, no Museu de Arte do Rio, o MAR, o auditório ficou lotado com empresários, estilistas, produtores etc. Tinha até gente sentada nas escadas e mesmo estilistas que não vão desfilar, como Jacqueline de Biase, da Salinas, Léo Ferreira, da Redley, e Alberto Osório, da Maria Filó – foram para participar desse momento importante para o setor.
“A moda está de volta às mãos dos estilistas”, resumiu Carlos Tufvesson, curador do Rio Moda Rio, ao lado dos empresários Duda Magalhães e Rodolfo Medina (da Dream Factory), e Luiz Calainho, da L21, organizadores.
O Rio Moda Rio, de 14 a 18 de junho, vai dar, também, uma grande liberdade aos estilistas, que não vão precisar montar coleções de acordo com as estações. Eles é que vão decidir para que temperatura as suas peças serão feitas. Pela primeira vez no país um evento vai seguir o sistema “veja agora, compre agora”, isto é, logo em seguida ao desfile as lojas das marcas já terão, pelo menos, algumas peças da nova coleção – o consumidor não vai ter de esperar três meses, como é comum. O principal parceiro é o Sistema Firjan, com patrocínio da Natura.