Antonio Sicoli, filho do técnico de vôlei brasileiro Márcio Sicoli, foi levado para férias em Los Angeles, onde ele mora, em janeiro deste ano. A criança embarcou com a avó paterna e, dois dias antes daquela que seria a data da sua volta ao Rio, sua mãe, Isabel Bierrenbach, recebeu uma notificação participando-lhe que Márcio havia entrado com processo de guarda do filho na corte da Califórnia.
A família de Isabel (que caiu no desespero) alega que foi tudo premeditado, já que a criança tinha passagem de volta marcada. Foi contratado um advogado americano em menos de 48 horas e proposto todo tipo de acordo possível para o menino estar com ele sempre que quisesse, em datas importantes, como aniversário, réveillon, Natal, férias de verão etc. O pai não aceitou nada, alegando que vai ficar com o filho, de menos de 3 anos (que serão completados dia 5 de maio), de qualquer maneira.
O caso está na Secretaria de Direitos Humanos do Brasil, que já enviou um pedido de busca e apreensão ao Governo americano, e foi enquadrado em crime de abdução internacional de menor, conforme previsto na Convenção de Haia.
Procurado, Márcio respondeu: “Não tenho comentários a fazer; vai ter nota oficial dada pelos meus advogados. O assunto vai ser falado oficialmente.”
A situação atual é que a audiência para o pedido de busca e apreensão da criança, que estava marcada para o fim de maio próximo, foi adiada para 4 de junho, já que a advogada dele alegou motivo de saúde, e tudo foi protelado. Enquanto isso, Isabel raramente consegue falar com o filho, e sua família inteira está em estado de choque. As emoções, os dramas, as dores, ficam nas entrelinhas: qualquer um pode imaginar!
Voltando a Márcio e Isabel, ambos de 32 anos, cariocas, casaram-se no civil, no Brasil, em 2006, só pra oficializar, já que moravam juntos. Ela é formada em Comércio Exterior, morou em Los Angeles com o marido, onde engravidou; ele é o técnico da dupla de jogadoras americanas de vôlei de praia Walsh e May e também na Universidade Pepperdine, em Malibu. A separação, no segundo semestre de 2011, aconteceu de maneira pacífica.