O Rio hospeda, até esta sexta (30/09), o Congresso Mundial dos Criadores de Audiovisual, no Windsor Atlântico Hotel, com patrocínio da CISAC (Confédération Internacional des Sociétés d’Auteurs et Compositeurs) e da Writers & Directors Worldwide, as duas com sede em Paris.
Criada há pouco mais de um ano, a DBCA (Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual) recebeu, em junho, a chancela da CISAC como membro provisório, com autorização para cobrar e distribuir direitos autorais no país e no exterior relativos a filmes brasileiros exibidos ao público. É o início, segundo a estimativa geral, da repatriação de milhares de euros, dólares e pesos em direitos autorais para os realizadores brasileiros, entre diretores e roteiristas.
Nessa quarta-feira (28/09), em cerimônia no Museu Histórico Nacional, foi anunciada a distribuição de US$ 142 mil vindos da Argentina, via DAC (Directores Argentinos Cinematográficos), para 38 diretores de cinema, televisão e animação nacionais. Outra parcela de valor aproximado será paga até o fim do ano. Também foi divulgada a criação da GEDAR (Gestão de Direitos Autorais de Autores Roteiristas), que vai receber, em breve, cerca de US$ 250 mil, somente de obras brasileiras exibidas na Argentina. Veja fotos na Galeria.