A Comissão de Segurança do Ciclismo no Rio apoia uma ação emergencial na Estrada Dona Castorina, no caminho para a Vista Chinesa, um tanto curiosa: a remoção de jacas altas.
Segundo Raphael Pazos, fundador da CSC-RJ, 120 dessas grandes frutas correm risco de queda, pondo em risco visitantes, ciclistas e corredores do Parque Nacional da Tijuca. Pazos alerta sobre uma vaquinha virtual criada pelo projeto “Mão na Jaca”, e pelo arquiteto e urbanista Pedro Lobão junto com a pesquisadora Marisa Furtado de Oliveira, com meta de R$ 10 mil para fazer a remoção dos frutos maduros. “As jacas que oferecem risco serão coletadas com a ajuda de um caminhão Munk e por uma equipe especializada”, diz o texto do financiamento coletivo. Depois, as jacas serão doadas para pessoas carentes.
O projeto trabalha desde 2015 na divulgação do aproveitamento da jaca verde em pratos salgados para reaproximar os cariocas da natureza e do fruto tão presente na cidade. “A meta é até o dia 5 de março e, se não for alcançada, a operação será abortada”, avisa Pazos. O endereço é (http://vaka.me/1848197).