O caso “Doutor Bumbum”, apelido do médico Denis Furtado, 45 anos, que, numa bioplastia, implantando Metacril nos glúteos de Lilian Calixto, causou a morte dela, deixou inúmeros cirurgiões plásticos cariocas chocados. Essa substância, usada para preenchimentos, é condenada pelas Sociedades de Cirurgia Plástica (brasileira e americana), tanto quanto esse tipo de procedimento ser feito em lugar inadequado, como neste caso, num apartamento. A prisão do “Dr. Bumbum” foi decretada pela Justiça do Rio nessa segunda-feira (16/07), mas ele está foragido. Ouvimos quatro cirurgiões cariocas, todos nomes muito bem conceituados: André Maranhão (atual presidente da Sociedade de Cirurgia Plástica, regional Rio), Fabíola Costa, Rawlsnn de Thuin e Volney Pitombo. A interessadas, existe o cirurgiaplastica.org.br, com nomes de todos os profissionais.
André Maranhão – “Saber que um médico faz um procedimento desses em casa é chocante, além de não ser ético, tanto quanto ficar expondo na Internet fotos de antes e depois, o que não é permitido pelo código de ética médica. Qualquer aplicação de produtos na região glútea tem seus riscos e deve ser feita por profissional capacitado, em ambiente adequado. As mulheres devem temer é fazer qualquer procedimento com não especialistas.”
Fabíola Costa – “A Sociedade de Cirurgia Plástica condena a aplicação do Metacril; entre outras coisas, pode migrar pelo corpo e causar deformações. Essa história toda é muito triste, fiquei consternada em saber. Um caso desses assusta muita gente. Conheço pessoas que não conseguem discernir nem a diferença entre preenchimento e Botox, por exemplo – acaba confundindo a cabeça das pessoas. Porém, um médico sério jamais faria isso: injetar substâncias contraindicadas. Se ele não sabia que teria uma complicação, é ainda mais grave – é contra o código ético.
Rawlson de Thuin – “Recomendo às mulheres que queiram fazer qualquer procedimento cirúrgico procurar saber quem é o médico, se é filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A maioria desses casos mal-sucedidos ocorre com profissionais que não fazem parte da Sociedade e, em muitos deles, nem cirurgiões plásticos são. As mulheres ficam amedrontadas, sim, mas isso é passageiro. Existem bons e maus profissionais em todas as áreas.”
Volney Pitombo – “Acaba de sair uma determinação das Sociedades (Americana e Brasileira) de Cirurgia Plástica com relação ao Metacril (substância usada para preenchimentos), por terem acontecido casos fatais. Quando colocado, caso rompa um vaso, pode ficar sério por ir direto para o pulmão, surgindo, daí, uma embolia pulmonar. Usar a gordura do próprio corpo é menos nocivo, pois é absorvida pelo organismo. Casos como esse que aconteceu acabam trazendo temores para as mulheres, mas existe prótese de silicone para os glúteos, como tem para os seios, o que é seguro pelas mãos de um médico sério.”