Com show em homenagem aos 100 anos do samba, dirigido por Bem Gil, aconteceu, nessa segunda-feira (19/09), a reabertura da Casa de Cultura Laura Alvim, totalmente modernizada em seus dois teatros, três cinemas, salão para eventos, galeria de arte e espaço para gastronomia, e, maior novidade, um estúdio musical para ensaios e gravações.
Gilberto Gil foi assistir ao show do filho acompanhado da família: a mulher Flora, os filhos José, Maria e Bela Gil, e os netos João e Nino (filho mais novo de Bela, de três meses). Foi sua primeira saída social no Rio, desde sua última internação, no início do mês, no Sírio Libanês, em São Paulo, para tratamento de um problema renal. Quem ficou próximo ao compositor ouviu um show à parte: ele cantarolou, baixinho, todas as músicas apresentadas por Ana Lomelino, Moreno Veloso, Simone Mazzer e Pedro Miranda, acompanhados dos músicos Domenico Lancelotti, Alberto Continentino e Bruno di Lullo.
O cantor saiu pouco antes da última música terminar; Bela Gil, aliás, já estava no saguão, porque Nino tinha começado a chorar. O ex-ministro falou da importância do espaço para a cultura carioca – a casa, aliás, passa a abrir todos os dias, das 13h às 2h. A programação para o público começa quarta-feira (06/10), com a temporada de Paixão, segundo Adélia Prado com Elisa Lucinda.