
José Bechara: o artista plástico tem vergonha de chamar aeroporto internacional do Rio, o Tom Jobim, de Tom Jobim / Foto: Lu Lacerda
O artista plástico José Bechara, que viaja muito por razões profissionais (expõe muito na Europa), fica triste quando tem que pegar o avião. Não pelo voo em si, mas por ter que enfrentar o aeroporto internacional do Rio, o Tom Jobim: um bom exemplo de abandono. Tendo parado por acaso esta semana na rodoviária de Petrópolis, diz que tudo ali é muito melhor do que no principal aeroporto carioca. “Chamo de aeroporto do Galeão; me recuso a associar o nome do Tom Jobim àquilo. Tenho vergonha, não está à altura do maestro.”
GALEÃO = LIXO
Ai que susto, a chamada da matéria dá a impressão de que ele está esnobando Tom Jobim,só quando vc lê a matéria é que entende a indignação dele.
Ele está certo. Concordo com ele, o aeroporto internacional do RJ está um vexame. Porta de entrada para tantos eventos na cidade, Não entendo como as autoridades deixaram chegar a este ponto.
No momento aeroporto deveria se chamar Cabral & Paes
Moro no Rio de Janeiro e me recuso tambem associar o o nome do nosso maestro,compositor,etc., a esse lixo que é o nosso aeroporto internacional, é uma vergoinha, elevadores quebrados, escadas rolantes paradas, a praça de alimentação é uma piada, avacalharam com a nossa porta de entrada, é melhor chamar de porta de saída, pois os turistas devem dar graças a Deus quando vão embora desse horroR de desorganização que é o Rio de Janeiro, tansito caótico, assaltos, praias poluídas, obras desnecessárias, cidade imunda, nada daquilo que eles devem ver nas propagandas, por isso digo, comparar com Tom Jobim, nunca, comparem com Luiz Inacio Lula da Silva, O C O R R U PPPPPPPPPPPPTTTTTTTTTTTTOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aeroporto não, campo de aviação, isso mesmo, aeroporto é outra coisa, isso é campo de aviação, do tempo que se dava tchauzinho do lado defora, nunca vi depois de uma viaGem de seis horas descer em escadas encostadas no avião, e tomando chuva e vento no rosto, isso é coisa de aeroporto de interior, depois de viajar seis horas Manaus/Rio de Janeiro, quando viajei para Manaus nada disso aconteceu, minhas malas chegaram a mim em menos de dez minutos, não tem taxista achacando, isso é campo de aviação do galeão, isso chama-se base aérea do galeão, onde soldados pulavam Do avião sem que o estivesse parado, chiqueiro do galeão, onde tem estupros e assaltos, cuidaDo quando vier ao rio de janeiro, prefira o santos dumont, lá está um pouco melhor, só pra explicar, MORO NO RIO DE JANEIRO, NÃO SOU TURISTA
Caro Carlos, comparar Rio à Salvador tudo bem, é só entender a proporcionalidade; mas, por favor, comparar O Maestro Tom com o tal do Magalhães é descabido. Já morei em Mimoso do Oeste. Subtrairam o nome de nossa cidade e a batizaram de L.E Magalhães, sem perguntarem para nós.
Lembro-me bem do ano de 1977, quando eu , meu pai e minha mãe nos dirigimos com extrema ansiedade ao recém inaugurado Aeroporto Supersônico , ou melhor dizendo : o Galeão. Embarcamos num voo do Concorde da Air France, Rio-Dakar-Paris! Que luxo , que sofisticação! Lembro-me bem de meus pais terem conversado com a Carmen Mayrink Veiga , a jovem Lilibeth Monteiro de Carvalho, e a saudosa Edyala Santo Domingo. Naquela época só gente diferenciada tinha acesso a viagens aéreas. Hoje é tudo uma esculhambação! gente sem estirpe em voos para Paris , e em coluna social , verdadeiros papagaios de rico! e nessa esculhambação está incluído a nossa rodoviária , digo ex-aeroporto supersônico do Galeão ! de fato o saudoso Tom não merecia uma homenagem desta!
Vai ver que o aeroporto do Rio é uma porcaria porque o personagem que dá nome ao mesmo não tenha sido lá grandes coisas, para meu gosto é mais um bossa nova chaaaaaaaato! Agora, por associação de idéias até que nome cai bem ao local, pois tem coisa mais chata que ficar em aeroporto….Tem coisa mais chata do que as músicas do TJ. :-)
Em Recife tentam chamar o aeroporto de Gilberto Freire mas, para nós será sempre aeroporto Internacional dos Guararapes. se é pra ser Galeão que seja galeão.Se não me engano o maestro Ton Jobim dizia: A saída para o Brasil é o aeroporto então,que assim seja o Galeão é o Ton Jobim.
Toda razão! Tom deve estar tendo até dificuldade pra se concentrar em novas composições lá em cima, (des)graças a esse desrespeito com seu nome.
E os caras sempre arrecadaram muuuito!!!
O Galeão não é um aeroporto, é um AEROMORTO.
prezado Ronaldo,
acho que voce está mal informado, Tom Jobim foi um dos criadores da bossa nova, mas esse movimento morreu nos anos 60, precisa se aprofundar na obra do Maestro Tom Jobim, ou então veja a obra de Frank Sinatra, tem uma obra inteira (disco,cd,etc) só com musicas do maestro, Tom Jobim não foi um João Gilberto, esse sim não canta porra nenhuma e não tem 01 % da genialidade de Tom Jobim, voce deve ser fã dos mamonas assassinas e deve ser um imigrante do norte/nordeste que caiu de paraquedas por aqui, se é que voce mora no Rio de Janeiro.
Desde 2008 que todo mes viajo pelo Galeao, e nunca vi esse caos que a midia fala. Se agora vem Bechara se juntar a midia burguesa, que defende a privatizacao do patrimonio nacional; deve ser ou porque eh ignorante ou porque foi levado pela burguesia.
A unica coisa absurda no Galeao foi a ideia de arquitetura de fazer aquela esteira entre os 2 terminais.
Caro Wagner …..Fico entristecido que ainda há pessoas que compartilham com um pensamento fútil como o seu. Acho díficil disvecilharmos de ideías arcaícas e semitas que insistemetemente estão incrustradas das entranhas da sociedade. Enquanto o panorama não mudar, conflitos étnicos serão resolvidos somente a força, como vemos em outros países. Realmente a situação do aeroporto é precária, necessita de investimentos urgentemente. mas desqualificar as pessoas que utlizam o avião (independente da rota ou local) é realmente repugnante e vergonhoso.
Que fique claro, tenho vergonha de chama-lo de compatriota, irmão, ou simplesmente de brasileiro.
Prezado Gilberto
Não estou nem um pouco mal informado e posso te dizer que entendo bastante mesmo de música, mas como o espaço é pequeno e o meu tempo escasso não me alongarei sobre o assunto. O Frank Sinatra “não tem uma obra inteira só com músicas do TJ” muito pelo contrário e quanto ao fato de ele ser um maestro, bem nota-se que o senhor não possui a mínima idéia do que é de fato um maestro (vai estudar música para não ficar repentindo esse besteirol MPB). Para finalizar, não sou imigrante norte/nordeste e sim nascido e criado no RJ e querer desqualificar uma opinião imputando nos outros seus desejos mais íntimos (fã do mamonas, Xuxa, Trem da alegria, Bonde do tigrão, etc.) é o batom na cueca de que o senhor é um IDIOTA.
Que o aeroporto tá ruin tudo bem,agora não se referir ao aeroporto pelo nome é muita bambice,some daqui ô sem mulher.
Prezado povo brasileiro,
Nós somos uma mistura de raça que não deu certo, não temos objetivos assim como nossos colonizadoresa não ser roubar, temos vergonha de aeroportos independente de onde seja tem vários puxadinhos que a Empresa DELTA fez pelo Brasil a fora, mas o problema é que agente não se une como outros povos para nos tonar uma verdadeira nação em vez disso temos a macha das vadias que chama atenção pelo menos no Yahoo(esta precisando mudar muito)macha da maconha, nossa nação é formada de instituições cheias de corruptos.E os que se dizem cabeça pensante desta nação nada fazem, a sociedade organizada OAB, CNBB,MPF,ONGS … Quando fazem um protesto é na praia, tem que ocupar o congresso e não dança atrás de um trio elétrico até quando vai ser assim… Mas pra outras machas tem manchete mídia da Ibope…O Bruno já esta em casa é assim aqui,TENHO VERGONHA DESTA NAÇÃO, MAS MUITO ORGULHO DE MEU PAIS BRASIL.
Estava na Europa ha 15 dias atrá e peguei um voo de Frankfurt para Edimburgo e elám de um atraso enorme ainda cheguei em Edimburgo sem minha mala numa temperatura de 4 graus. Estava cheio de brasileiro lá e não vi ninguém reclamando, só reclamam quando é no Brasil. Quem não gosta do Brasil que vá embora para ser barrado em Madri.
Questão de gosto… Ninguém poderá obrigar o outro a gostar de tal música ou de tal maestro.
Mania de homenagear grandes artistas com obras velhas. O Aeroporto Internacional sempre será Galeão. Se construíssem um novo, moderníssimo, onde tudo funcionasse a contento, aí sim, poderiam inaugurá-lo com o nome de Tom Jobim. Fizeram o mesmo com a antiga Rua Montenegro em Ipanema. Morreu Vinicius de Moraes, vamos trocar o nome de uma rua antiga e conhecida? Com tantas novas ruas e avenidas na zona oeste para serem nomeadas. Triste…
Concordo com o Ronaldo, esse Tom e a Bossa Nova são um porre!
Não tem nenhuma composição que me agrade.
Wagner J. Coelho
cara, se enxerga, cai do salto.
concordo que o aeroporto está ruim, mas agora ficar assosicando que só viaja gente sem estirpe, faça mil favores. Larga mão de ser demagogo, vai saber ainda o que vc vai passar na vida e se ainda vai ter dindin pra viajar. acorda otário
É como aquela frase “A inveja é uma merda” ou então “Que me desculpem as feias , mas a beleza é fundamental”.
O Rio de Janeiro provoca isso em quem não é um carioca de verdade.
Mesmo com todos os nossos problemas, como os de todas as grandes metrópoles, ainda assim somos a cidade mais conhecida e frequentada por turistas de todos os cantos do mundo e é porisso que tem tanto brasileiro recalcado querendo falar mal do Rio. Não importa não, nós cariocas sabemos considerar e aceitar numa boa essa mágoa enrustida dos frustrados de plantão.
Prezado Sr. Gilberto de Andrade,
ao se indignar com a opinião de outrem, por gentileza não ofenda a toda uma região (norte/nordeste). Ser nordestino não é sinônimo de falta de cultura e bom gosto. Um pouco de tolerância e respeito fazem bem a saúde!
Gilberto Andrade, boa parte da melhor música, compositores, cantores e cantoras brasileiros vem do nordeste, tanto na música antiga quanto na contemporânea. ( e não me refiro ao lixo que as emissoras atuais tocam que é de qualquer lugar do país) Dê uma pesquisada sobre a música contemporânea de Recife e você verá que coisa surpreendente e moderna. Pesquise sobre a música do Brasil feita a partir dos anos 60. De onde vem grande parte?
Para defender o Tom (que tem o nome de Brasileiro, portanto não é limitado a um espaço geográfico) ou qualquer outra coisa boa do Brasil, você não precisa depreciar outras coisas também boas do Brasil. Nada é homogêneo, meu caro!
Esse ronaldo é um idiota.Não o levem em consideração. É um babaca desinformado. Merece pena
Pena que os nossos corruptos governantes e administradores não veêm assim como você e eu.
Quando mudaram o nome do aeroporto de Salvador de 2 de Julho (data magna da Bahia) para Luis Eduardo Magalhães (Filho de ACM) foi um desgradado geral. Hoje, do jeito que o aeroporto está prefiro que não volte ao nome original. Seria uma desonra ao 2 de Julho. O daqui só não é pior do que o Galeão por que é menor.
Esse Ronaldo e o Gilberto de Andrade fazem uma bela dupla de preconceituosos. Onde já se viu falar que veio do Norte e caiu de paraquedas. Tu deves ser melhor que os outros. E a música de Tom pode não agradar todos, mas quem gosta merece respeito.
Além do Aeroporto estar decadente , a área adjacente ao mesmo , nem se fala.Muito mato , e naquelas pedras que faz a contenção do mar , ao lado da via que segue para o aeroporto , a sujeira é constante.
Houve jogos Pan Americanos,Carnaval , Jogos Militares , cujo aumento do fluxo de turistas é enorme , mas o lixão nas pedras é irretocável , quem passa de táxi ou carro , não vê tão bem quanto quem chega de avião, o que é pior.
O seu inferno astral começa, quando a aeronave pousa !!! Dificuldade para estacionar. Demora na liberação das malas, taxis da pior qualidade, com mulheres gritando para oferecer os veícu-
los das cooperativas, taxis piratas e kombis irregulares (também chamados de transportes al-
ternativos). Enfim. Rio de Janeiro – propaganda enganosa da Embratur e agencias de viagens.
Cidade sem lei!!!!!
Em tempo:- Sou carioca…e moro no Rio de Janeiro !!
Nunca vai acabar essa história de se batizar com nomes horrorosos e pertencentes a pessoas idem, cidades, aeroportos, centros culturais, museus, enfim, o diabo a quatro. Porque não deixar tudo do jeito que era antes , a exemplo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro; Aeroporto Internacional 2 de julho(acho que era esse nome); Cidade da Parahyba em lugar de João Pessoa(podiam ter batizado uma rua, não uma capital de estado !); Agora esse horrível Aeroporto Gylberto Freire!!! Tenham dó…Pesssoas bem mais importantes do que essas morreram em outros países e nem por isso tacaram seus nomes batizando locais importantes. Do jeito que vai, tô vendo a hora acontecer as seguintes mudanças e acabar de avacalhar tudo de uma vez: Brasília vai se chamar cidade de Lula, Lulópolis, Lula city ou coisa pior; Porto Alegre passará a ser Brizolápolis ; O Maranhão será batizado de Sarneylândia ; Maceió será Fernandópolis ou Collorcity, etc. Isso tudo só me causa vergonha e revolta por nada poder fazer contra essas coisas, exceto enviar uma simples mensagem discordando dessa esculhambação que só acontece no Brasil e todo mundo fica achando a coisa mais natural desse mundo…
O CARA TÁ CERTO!! SE EU SOU DA FAMILIA DO MAESTRO ENTRAVA NA JUSTIÇA PEDINDO DANOS MORAIS E A RETIRADA DE SEU NOME DAQUELE MONSTREGO.SEU CARISMA E SUA ARTE N’AO MERECE SER ASSOCIADA A UMA COISA TAO HORROSA.
O que? discriminação é crime seu Gilberto de Andrade. “eu não sou imigrante sou paulista e moro em são paulo”, pra sua sorte.
COITADO DO TOM JOBIM !!
Gente, nada que seja administrado pelo Estado funciona. Vocês conhecem alguma empresa estatal superavitária, exceto a Petrobras, que dá lucro por teimosia? É só privatizar que tudo vai funcionar. Lembram-se da Vale do Rio Doce? Só dava prejuízo e era o maior cabide de empregos para políticos e seus apadrinhados com salários nababescos, hoje dá lucro e gera caminhões de dinheiro em impostos e empregos; lembram-se da telefônicas? Em menos de dois anos de privatizações todos os brasileiros passaram a ter acesso a telefones fixos e móveis de graça, o que antes era inimaginável. Somente os políticos defendem empresas estatais pois é nelas que eles mamam dinheiro para abastecer seus partidos para as campanhas políticas, e onde encontram refúgio para “companheiros”, contemplados com presidências, diretorias e departamentos de “licitações” etc.
Acreditem, quando privatizarem os aeroportos vocês verão o que é eficiência. Certo estava FHC:
Estatismo é a maior fonte de corrupção e estagnação.
Para o RONALDO: Você comprova cada vez mais que este País está num buraco sem fundo, sem memória, sem respeito, sem educação, sem cultura. É realmente o tempo VERMELHO, haja vista os desmandos, funcionários públicos de elite cada vez mais querendo seu minuto de fama em noticiários, roubalheira pelos políticos, ministros de Tribunais Superiores nomeados por apadrinhamento e não por merecimento e cultura jurídica, é isso que você deve admirar e querer. Espero que você encontre o fundo do poço….
Sem preconceito, sou da Ilha do Governador, o nome do aeroporto é Galeão independente de qualquer coisa, e o Tom Jobim é e sempre será um dos melhores músicos/compositores desse país.
Sr. Gilberto de Andrade tenha muito cuidado com o que diz, talvez você não tenha a mesma sorte de Mayara Petruso. Racismo dá de 2 a 5 anos de prisão.
O senhor Gilberto de Andrade ressalta a obra de Tom Jobim ao mesmo tempo em que deixa explícito o seu preconceito e desprezo pelo povo nordestino. Em sua opinião os cariocas são melhores que os nordestinos. Fico na dúvida sobre quem realmente é desprezível.
Que comentário infeliz de Gilberto Andrade, que desrespeito ao nordestino que contribuiu e contribui com a construção do sul maravilha, que não é tão maravilhoso assim, como podemos ver nas suas favelas, organizações criminosas, relações do seu tão amado governo com empreiteiras, e outra coisinhas do seu querido Estado. Tom Jobim é de uma singularidade impar no Rio tanto pelo eu talento quanto por ter nascido por nessas terras. Afinal nós nordestinos já estávamos muito cansados de segurar a cultura brasileira sozinhos nossos escritores , mas talvez você nem conheça esse pessoal João Cabral de Melo Neto, José de Alencar, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Rachel de Queiroz, Gregório de Matos, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar e Manuel Bandeira, e um tal de Ariano Suassuna, já ouviu falar, nossos músicos Hermeto Paschoal, Jackson do Pandeiro, Luis Gonzaga e sim João Gilberto, pobre nordestino só criou um novo jeito de tocar violão e inventou a bossa nova, nordestino sem talento é assim mesmo.