Convivemos durante muito tempo com paredes e muros altos onde o único recurso para disfarçá-los eram revestimentos com cores e textura diferentes. Algum tempo atrás, uma arquiteta francesa maravilhosa chamada Andrée Putman fez uma cobertura inédita em Paris, num muro altíssimo que separava um prédio pequeno de outro. Uma cobertura vertical verde. Um majestoso jardim verde cobre um muro de 8 metros que separa um prédio de outro, transformando um pátio que poderia ser apenas um simples espaço entre duas construções num ambiente externo lindo.
Esse prédio feito pela arquiteta Andrée Putman era a antiga residência de um general americano chamado Pershing, e foi todo reformado para se transformar em um hotel de charme, que se chama Pershing Hall (foto abaixo).
Na época, foi uma sensação… Hoje essa técnica do jardim vertical foi difundida e encontrou no Brasil inúmeras vantagens além da estética. O jardim num país tropical refresca, diminuindo a temperatura em alguns graus. Um jardim bem colocado de acordo com a posição do sol pode ser umas das melhores soluções térmicas.
Nós, arquitetos, sempre temos na cabeça a posição do sol, o nascente e o poente, sua angulação no verão, pois sabemos o quanto isso interfere numa casa saudável e habitável! Com o jardim vertical bem colocado, muitas situações de mau posicionamento em relação ao sol podem ser amenizadas.
Para a instalação de um jardim vertical, existem inúmeras técnicas de sustentação das plantas nas paredes. Uma delas é um tijolo com uma forma específica de encaixe e de fixação na parede, além do escoamento da água e retenção da terra com a planta.
Na internet basta clicar “jardim vertical” e uma infinidade de opções aparecem… Aconselho sempre a ajuda de um profissional, paisagista arquiteto com conhecimento de plantas e de espaço. Mostro um projeto que fiz onde foi colocado musgo na parede divisória entre dois espaços. O musgo foi escolhido por ser um espaço úmido, e isso deu ao local um charme, além de diminuir completamente a sensação de clausura que qualquer parede ou muro nos dá.