Eduardo Paes já havia sugerido recentemente que os cariocas usem mais o transporte público. O mesmo conselho foi dado, na manhã desta segunda-feira (17/02), pelo secretário municipal de transportes, Carlos Roberto Osório, depois do fechamento do Mergulhão da Praça XV e a implantação de mão dupla na Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e o Aterro do Flamengo, nesse fim de semana.
Ambos chegaram ao local, como? De ônibus? Certamente, não! Vá lá que Paes, rosto muito conhecido, por ser prefeito e ter sua imagem bastante divulgada, sinta temores em usar o transporte público, principalmente depois que grupos violentos “fazem justiça com as próprias mãos”, apesar de ser ele o político que mais tem um contato direto com o povo – assunto já comentado antes, aqui.
Deixamos então nas mãos de Osório: que tal andar de ônibus na cidade carioca, assim, sem fazer alarde, uma decisão silenciosa, de si pra si, para formar uma opinião real sobre o que é usar o transporte que muita gente tem que encarar no dia a dia? Depois, aí sim, ele pode marcar uma coletiva (se não ocorrer nada mais grave durante seu percurso, óbvio), e divulgar à população uma opinião sincera?