Para fechar uma janela ou porta-janela, ou teto, gosto muito de usar persianas.
Podem ser feitas sob medida, industrializadas ou artesanais; estas últimas, com o desenho exclusivo do arquiteto para o projeto.
Quando são desenhadas, as réguas podem ser aerodinâmicas ou retas, móveis ou fixas, inclinadas ou retas.
As persianas são lindas e exercem muito bem sua função de visibilidade e proteção solar; já para a questão de luminosidade, nem tanto… Em um quarto, aconselho o velho e bom black out tipo rolo.
Mas elas são elegantes, combinam maravilhosamente bem com o nosso país tropical. As venezianas lembram um local de praia, arejado e fresco.
Imagem essencial aos apartamentos mal ventilados, infelizmente, por causa das poucas e pequenas aberturas e posição do sol; afinal, esse é o preço de morar nas grandes cidades…
Além de tudo, o sol filtrado pela persiana fica lindo e muito menos intenso, portanto, menos quente.
Porém, ambientar uma casa, lembrando sempre essa nossa condição tropical, ajuda muito!
As persianas podem ser de madeira natural, de alumínio pintado, manuais ou elétricas. Amo as desenhadas de correr, feitas artesanalmente por marceneiro.
Nosso fornecedor para as persianas industrializadas é a loja Orlean, que trabalha com inúmeras opções de persianas de vários tamanhos e tons – todos lindos e funcionam superbem.
Além de uma excelente manutenção pós-entrega, a Orlean sempre dá acompanhamento na instalação. São superimportantes uma medição precisa e uma instalação impecável, caso contrário, o funcionamento fica impossível.
Aconselho sempre a loja Orlean, ou um excelente marceneiro!
As persianas de madeira são pesadas; por isso, sem uma boa fixação, já dá para imaginar o que pode acontecer…
Mostro alguns projetos feitos por mim e outro, pela Manu Müller, onde as persianas barram o sol, a vista e dão um charme tropical todo especial aos ambientes.