Ao saber de uma doença séria de sua mãe, há quase 10 anos, a empresária Izabela Periard engordou de repente, passando de 59 para 90 quilos em poucos meses, e viu sua vida mudar de uma hora pra outra.
A bonita loira, de 1m65, acha que, desde que ganhou peso, passou a ser discriminada: “Um dia, acordei e vi que minhas roupas me davam um não, minhas amigas me davam um não, minha família me dava um não”, diz ela, afirmando também que quem a amasse teria que rever esse amor, mas não foi o que sentiu na pele: “O mundo me virou as costas e passei a saber o significado da palavra preconceito. Até certa altura da minha vida, isso tudo estava tão distante de uma loira de corpo sarado – tido como perfeito -, que passou a viver com medo”, desabafa.
Izabela diz que engordou pela dor, pela preguiça, pela carência. Além de passar a comer muito por todas essas razões, Periard acha que ‘os outros’ não querem saber o motivo, só querem julgar. Diz ainda que além de tudo, teve que suportar os olhares maldosos, as críticas, a rejeição e a cobrança das amigas que começaram a fazer parte do seu prato principal.
Há dois anos levando a sério a luta com a balança, Izabela acha que, apesar de tudo, valeu a pena: “Não sou magra, não sou musculosa, não tenho silicone, mas tenho conseguido ser feliz”, conclui. Afirma ainda que alguns se afastam de mulheres que estão acima do peso; talvez não pela gordura em si, mas pela baixa autoestima que as atinge em cheio, o que acaba trazendo muitos problemas.
Izabela atualmente se sente muito bem e trabalha na agência de comunicação Vice-Versa, de sua prima Tereza Porto, ex-secretária de Educação de Sérgio Cabral, e está tentando perder mais 12 quilos, sem estresse: “”Tenho horror dessa perfeição estética doentia”. Perguntada quantos quilos pesa atualmente, ri e responde: “Não vou falar para não afastar os paqueras.”