A chef Morena Leite, meio carioca, meio baiana, meio paulista que comanda o restaurante Capim Santo, endereços em São Paulo e na Bahia, mas com forte atuação profissional no Rio, assinou o almoço para Emmanuel Macron, no Itamaraty, em Brasília, nesta quinta (28/03), com Dante e Kafe Bassi (do restaurante Manga, em Salvador).
No menu constavam cinco pratos principais: moqueca de ovo com arroz de coco e farofa de beiju, robalo assado com banana-da-terra e pirão de caranguejo; ravióli de tapioca com queijo serra da Canastra; galinhada com miniarroz e pequi; e ancho na brasa com rúcula selvagem – segundo Morena, uma homenagem aos biomas brasileiros. Antes disso, miniacarajé com vatapá de frutos do mar, coxinha de batata-doce com galinha-d’angola e crispy de picanha. A entrada foi camarão laqueado com palmito pupunha. Morena, que morou na França, onde estudou, ouviu elogios de Macron. “Antes, o presidente falou que gostaria de comer o autêntico e bem típico. Depois, disse que estava tudo maravilhoso. Ele adorou a moqueca de ovo e a farofa de beiju”, diz Morena.
A capital federal foi sua última parada, nessa estada de três dias no Brasil: ele foi a Belém (PA), Itaguaí (RJ) e São Paulo (SP).