Nunca curti tanto escrever para essa coluna; o tema é um dos meus preferidos. Se tem um dia que amo fazer nada é segunda-feira, uma ode ao ócio criativo: fazer nada para muito realizar. Um dia a ser valorizado, gozado e não arrastado e sofrido, especialmente se você se atormenta com a ansiedade dominical.
Já pensou o Dia do Trabalho celebrado semanalmente? Para organizar-se metalmente e/ou na prática e produzir infinitamente mais e melhor?
Na última segunda (24/04), “deu” em O Globo (matéria de Ana Flávia Pilar): “Se você se sente desmotivado ao fim de todo domingo, por conta do retorno ao trabalho, saiba que as suas segundas podem se tornar um pouco menos dolorosas. Viralizou no Tik Tok uma nova forma de encarar o início da semana com menos estresse. A chamada ‘segunda-feira mínima’ – ou bare minimum monday em inglês – foi a alternativa encontrada pelos trabalhadores para diminuir a ansiedade e melhorar a produtividade. Eles reduzem o ritmo na segunda, com menos tarefas, alguns intervalos para autocuidado e postergam o começo do expediente. O movimento viralizou a partir de vídeos postados no TikTok por Marisa Jo Mayes. Ela vive no Arizona, nos EUA, e tem quase 155 mil seguidores no aplicativo. Na rede, ela compartilha vídeos sobre sua rotina depois de adotar a ‘segunda-feira mínima'”.
Quantos de vocês concordam?
Enfim, em uma dessas publicações, Marisa explicou que aderiu ao movimento porque não gostava da relação que tinha com a segunda-feira. Agora, usa esse dia para trabalhar pouco, descansar e arrumar a casa. A hashtag “bareminimummonday” alcançou mais de dois milhões de visualizações. Segundo Eliane Leite, professora da Escola de Negócios da PUC-Rio e coordenadora do MBA em Recursos Humanos, medidas como essas partem do princípio de que saúde humana e saúde organizacional precisam coexistir.
Então, que tal a jornada semanal de quatro dias de trabalho, que já começou a ser efetivamente implementada em algumas empresas?
Não vejo motivação maior para trabalhar a todo o vapor durante os demais dias.
No meu livro “Você Pode Ser Mais Feliz Comendo”, dedico um capítulo inteiro aos alimentos antiestresses. Porque, enquanto a “segunda-feira mínima” está longe de ser institucionalizada, bora prevenir o esgotamento da glândula adrenal e o aumento do cortisol – hormônio relacionado ao estresse, com alimentos parceiros da nossa paz de espírito:
1. abacate — especialmente pós-treino (eu espero que você já tenha se tocado que treinar é uma necessidade, como qualquer outra higiene diária!);
2. aipo — no pré-treino, seu suco vivo, pode ser fantástico, pois ajuda liberar ácido úrico das articulações;
3. frutas vermelhas, como a amora e a ameixa, por exemplo. A amora é meu amor! Ela é anti-inflamatória e combate o envelhecimento precoce, e a ameixa é também riquíssima em antioxidantes e uma das maiores amigas do intestino (e dos neurotransmissores relacionados ao bem-estar nele produzidos);
4. frutas cítricas — aposte nesse megaantioxidante, mas cuidado se você sofre com questões renais;
5. sementes de girassol — ajudam a combater câncer, pressão alta e colesterol ruim;
6. tâmara — intestino feliz porque ela combate os vermes, é bactericida e possui efeito laxativo;
7. pepino — diurético, hidratante e refrescante;
8. repolho (especialmente o roxo) — antiviral, bactericida e antioxidante;
9. sementes de gergelim — aliadas contra o colesterol, riquíssimas em cálcio e tonificam os rins;
10. folhas verde-escuras — detox e alto poder antioxidante;
11. aspargo — poucas calorias, detox e parceiro do sistema imunológico;
12. bananas — ajudam a produzir a famosa e já mencionada serotonina. Ótima no pré e pós-treino;
13. arroz integral — ajuda a reduzir o colesterol e ajuda o corpo a liberar serotonina (neurotransmissor relacionado ao bem-estar);
14. amêndoas — ricas em ômega e fortalece o sistema imunológico.
No livro, você encontra uma listagem maior e, querendo saber mais, me aciona lá no insta @karendocouto que eu te conto.
Feliz Dia do Trabalho no maior relax e numa boa!
Fonte: “Você Pode Ser Mais Feliz Comendo” (editora Integrare, com venda online na Livraria da Travessa, Amazon etc.)
Mais informações no @karendocouto ou no Hotmart.
Karen do Couto é palestrante e consultora online. Pós-graduada em Gastronomia Funcional e escritora. O livro “Você pode ser mais feliz comento” foi nominado o melhor do ano pela revista “Prazeres da Mesa”. Nele, ela oferece soluções saudáveis, aborda o tema saúde de forma integral: corpo, mente e alma, autoconhecimento com harmonia e bem-estar para você atingir seu verdadeiro propósito.
Instagram: @karendocouto e @bbeeclean