“Para o bem-estar de todos e felicidade geral da nação”, precisamos beber mais água — item geralmente acessível com efeitos extraordinários, como a hidratação do seu intestino e a eliminação de toxinas, especialmente se consumida em jejum. Portanto, você não vai perder a oportunidade diária de despertar o seu organismo já com a faxina pessoal bem feita, né?
Pois bem, comece o dia com um litro de água de boa qualidade (INEGOCIÁVEL!), de preferência, antes de consumir qualquer outro líquido ou alimento, em temperatura ambiente – para evitar inchaço abdominal e aumento da pressão arterial. Tome também uma ducha daquelas (fria, pelo menos, ao final, para ativar a circulação) – você vai sair de casa pronto(a) para enfrentar um leão, ou vários! Afinal, em mês de declaração de IR, os bichos estão soltos.
Sou daquelas rebeldes que precisam do alarme durante o dia – de duas em duas horas –, para me lembrar de beber água. E o faço, pois, como já sabemos, quando bebês, somos aproximadamente 90% água, e vamos ressecando ao longo da vida, podendo chegar a 50% ou menos. Pele, juntas, sangue, células, tecidos musculares, cérebro, intestinos, garganta, partes íntimas e o corpo como um todo sofrem as consequências.
A água é a própria fonte da vitalidade e energia vital – hidrata, purifica e nutre. Por isso, ao amadurecermos, é preciso aumentar também o consumo de alimentos fermentados, frutas, verduras e, principalmente, vegetais crus. A água nesses alimentos é uma substância biodisponível, coloidal.
A água de boa qualidade é rica em minerais e bactérias “do bem”. Ela se comunica diretamente com a água presente no nosso corpo, promovendo regeneração e limpeza. O desempenho de funções vitais necessárias ao perfeito funcionamento do organismo depende da água. Ela é indispensável para o transporte de oxigênio e para a nutrição celular, garantindo quantidade suficiente de sangue para o direcionamento dos nutrientes ao seu destino e a correta absorção pelas células. A boa hidratação garante o controle da temperatura corporal que pode nos proteger de processos alérgicos, gripes e resfriados.
Qual a quantidade ideal? 30ml por peso corporal. Por exemplo, uma pessoa de 58kg deverá beber 1,8 l por dia, no mínimo. Se for fumante ou praticar exercícios físicos – espero que sim, pois a água do corpo precisa estar em movimento para não sofrer estagnação -, a quantidade aumenta. Não espere sentir sede. A água pode prevenir muitos males e aumentar consideravelmente o raciocínio e o aspecto das celulites, dois fatores de altíssima relevância.
Quer investir em algo que vai, de fato, proporcionar-lhe bem-estar, disposição, performance e boa aparência? Não tem erro: Água. Saúde!
Fonte: “Você Pode Ser Mais Feliz Comendo” (editora Integrare, com venda online na Livraria da Travessa, Amazon etc.)
Mais informações no @karendocouto ou no Hotmart.
Karen do Couto é palestrante e consultora online. Pós-graduada em Gastronomia Funcional e escritora. O livro “Você pode ser mais feliz comento” foi nominado o melhor do ano pela revista “Prazeres da Mesa”. Nele, ela oferece soluções saudáveis, aborda o tema saúde de forma integral: corpo, mente e alma, autoconhecimento com harmonia e bem-estar para você atingir seu verdadeiro propósito.
Instagram: @karendocouto e @bbeeclean