Este é o primeiro carnaval pra valer, desde a pandemia. Não me surpreende que a bateria vá animar como nunca antes! E que assim seja. As escolas, os blocos, os bailes e seus foliōes merecem a comemoração multiplicada e recheada de festa e alegrIa.
E, para que o corpo aguente firme o ritmo, talvez já esquecido, o trio fundamental é composto de água, descanso e amor (este, sempre) — autoamor e amor ao próximo.
ÁGUA: a água hidrata, purifica e nutre; até aí, nunhuma novidade, né mesmo? Pois é… Ela é um verdadeiro “desinfetante”: estimula e provoca a eliminação de impurezas, toxinas e células mortas. Lembre: seu organismo é perfeito, mas, para que essa fantástica máquina se desintoxique naturalmente, é preciso que você a ajude. Se, no carnaval, abusamos dela, abuse da água também! Deguste sua água, praticamente mastigue-a para que seus nutrientes sejam melhor absorvidos, mesmo antes de engolir, pela mucosa da boca. Ela vai ajudar você a não contrair resfriados (e outros vírus), a evitar dores de cabeça — especialmente se você estiver abusando de álcool e afins — e, ainda, a manter a pressão arterial estável e prevenir dores articulares, muito comuns nos dias de folia. Sem comentar que o desempenho das funçōes vitais necessárias ao perfeito funcionamento do organismo e o bom estado dos seus soldados de defesa (o seu sistema imunológico) dependem da água. E que seja de fonte confiável, claro!
REPOUSO: como já comentamos antes, a natureza é sábia, e a noite foi feita para dormir. No entanto, como isso se torna praticamente impossível na época da maior e mais eufórica festa popular do Planeta, o importante é priorizar um descanso de qualidade: ambiente silencioso, escurinho, confortável, ventilado e roupas frescas (não sintéticas). No livro “Natureza: médico de Deus”, seu autor, Juan Alfonso Yépez, explica que quem dorme apenas quatro horas por três noites consecutivas pode reduzir em até 30% as atividades do sistema imunológico, causando, inclusive, aumento do armazenamento de gordura (!!!). Nesses dias em que o sono fica atrapalhado, procure conseguir alguns momentos de descanso, mesmo que não seja durante a noite (qualidade melhor). Para evitar ressaca, nada como o suco de uma maçã com um pepino ou uma maçã com algumas folhas de alface (ajudam a relaxar). Mas cuidado com os gases que a alface pode provocar; para evitá-los, adicione um punhado de salsinha!
AMAR: a essência da existência. Aproveite o carnaval para se lambuzar de amor próprio a cada banho. Agradeça o seu corpo durante esse momento sagrado e curativo, que é o banho. Tente tomar um banhão antes de se jogar nos braços de Morpheu (deus do sono) e/ou dos amores de carnaval. Aliás, tome banho junto, para economizar a água do Planeta! Quando possível, deixe preparado um belo banho de ervas (alecrim, manjericão e rosas brancas) e tome no dia seguinte. Acredite! Depois me conte a leveza que vai sentir. Tenho certeza de que você quer estar linda(o) e se sentir plena(o) no carnaval. Portanto, invista em se amar, com algumas práticas de autocuidado, e ame todas as pessoas que se conectarem com você nesse momento de tanta alegria. Não economize beijos e abraços; perceba como o simples ato de se AMAR e distribuir amor pode lhe proporcionar saúde emocional, física e mental. Compartilhe!
Foto: O bloco Mulheres Rodadas sai do Largo do Machado (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Fonte: “Você Pode Ser Mais Feliz Comendo” (capítulo “Anjos da guarda”, de Karen Couto)
Mais informações no @karendocouto ou no Hotmart.
Karen do Couto é palestrante e consultora online. Pós-graduada em Gastronomia Funcional e escritora. O livro “Você pode ser mais feliz comento” foi nominado o melhor do ano pela revista “Prazeres da Mesa”. Nele, ela oferece soluções saudáveis, aborda o tema saúde de forma integral: corpo, mente e alma, autoconhecimento com harmonia e bem-estar para você atingir seu verdadeiro propósito.
Instagram: @karendocouto e @bbeeclean