A crise hídrica é real e um fato consumado. Cuidar desse recurso precioso é urgente para as futuras gerações, pois, sem água, não existe vida! Como seres humanos e, principalmente como arquitetos, devemos criar caminhos para a preservação e o uso consciente.
Na construção civil, ocupação e utilização da moradia, gastamos uma imensa quantidade de água. Sendo assim, como preservar e diminuir essa quantidade sem perder o conforto e o bem-estar? Estudar o assunto na elaboração de um projeto é fundamental. Deixar um legado e conscientizar os moradores também são valorosas e compensadoras tarefas.
Atualmente existem muitos recursos que podemos incluir num projeto, como fossas sépticas (para tratamento primário de esgoto doméstico), reutilização de águas da chuva, descargas com menos fluxos de água, chuveiros com adaptadores para regular a intensidade do jato ou ainda que reaproveitam a água durante o banho, fltros de água com reúso etc.
Existem sistemas inovadores que reaproveitam em até 80% a água do chuveiro e de toda a casa — medidas urgentes, importantes e necessárias. Uma vida saudável e harmônica com o Planeta significa uma casa igualmente saudável!
Perguntamos ao compositor e cantor Pedro Borges, que também se dedica a um estilo de vida saudável e harmônico, sobre a importância do uso correto da água. “As células do nosso corpo são compostas por água. Somos líquidos! Hoje, em algumas pesquisas muito sérias, vimos que a água e as plantas reagem às palavras. Elas até mudam suas estruturas celulares a partir de comandos bons ou ruins. Sempre tive o privilégio e pude viver com água natural pura e despoluída de nascentes ou de rios; por isso, na minha casa, além da consciência do não desperdício, dou muita importância para a qualidade da água. Tenho um filtro maravilhoso que pesquisei muito antes de comprar; ele limpa 40% dos metais e 70% de outras impurezas. A água que colocamos dentro do nosso corpo tem que estar pura. Devemos abençoar, harmonizar e nos mostrar a importância de estar conectado com o bem-estar do nosso planeta. A água é o elemento mais importante para a existência. Preservo, respeito e faço questão de passar essa consciência para meus filhos”.