Ipanema é o coração do Rio; a Av. Vieira Souto, o coração de Ipanema, com o mar maravilhoso generosamente aberto na nossa cara. Qualquer um percebe que o movimento de turistas está aumentando com a trégua da covid, mas, se você anda no calçadão, seu pensamento pode ser: o que está acontecendo com Ipanema?
Na orla, tem aquele trabalho dos ambientalistas que replantaram a mata nativa; agora, porém, os canteiros viraram lixeiras. As cercas dos referidos canteiros estão soltas e também viraram varal de toalha, e as madeiras se tornaram estacionamento de bicicletas dos banhistas. Cadê a fiscalização da prefeitura? Cadê o dinheiro do nosso IPTU? Transformou-se num péssimo cartão-postal logo a nossa Ipanema.
Cantada no mundo inteiro, está virando isso! Não existe nenhum ordenamento para os barraqueiros (que parecem não ter amor por aquilo ali) postarem os seus carrinhos, todos estacionados no calçadão? Aquelas estruturas de ferro onde eles transportam as cadeiras ficam ali, estacionadas, na areia mesmo? E o calçadão, com buracos enormes em vários pontos? O que é isso? Tudo bem que os barraqueiros precisam trabalhar, mas tem que ter um mínimo de organização, horário, critério. Uma zona sul virou uma zona total! As imagens são da jornalista Rejane Guerra, sempre atenta aos assuntos da cidade.