Nesta terça-feira (18/10), o ex-prefeito Cesar Maia faz denúncia sobre crime ambiental em seu ex-blog sobre a ex-casa dos Nabuco. (Quanto ex na mesma notícia!): “A mansão da família Nabuco, no Alto Humaitá, Rua Icatu (Zona Sul do Rio), é uma referência das grandes casas das mais importantes famílias ‘cariocas’ e representativas do auge dessas famílias e de nossa cidade. É um patrimônio tombado e assim continua. A família, usando do direito que tem e sem nada que pudesse atrair crítica, vendeu a sua casa”.
E continua: “A casa era cercada por uma frondosa arborização. Era! Os novos proprietários foram retirando/ceifando essa arborização ao ponto que desembrulharam a casa, que perdeu seu mistério, para ficar inteiramente exposta, nua para todo o entorno. A casa deixou de ser abraçada pela natureza exuberante.
Cesar Maia diz ainda que foi criado um novo acesso, cortando mais árvores, abrindo trilha para a construção de um elevador de plano inclinado, um teleférico vertical.
“É inacreditável que tudo isso esteja ocorrendo nas ‘barbas do imperador’, ou seja, da Prefeitura, das secretarias estadual e municipal de meio ambiente e até de meios de comunicação, tão zelosos com a preservação de nossa Mata Atlântica. Recuperar a arborização levará uns 50 anos. Mas evitar o mal maior e a concreção do último capítulo do crime ambiental ainda é possível. E urge que se evite. Enquanto resta algum tempo”, finaliza o político.