Peruano, com endereço em Nova York e no Rio, o chef Franco Noriega iniciou pelo solo carioca a expansão global de sua marca, Baby Brasa, nome do seu restaurante em Manhattan. Em maio, ele abriu o Baby Brasa Sports Club, academia ao ar livre na praia de Ipanema, e já está à procura de um ponto na Lagoa. Em setembro, lançará um portal voltado ao Brasil, com conteúdo dedicado ao bem-estar, com treinos on-line, dicas de nutrição e receitas.
Franco, que também é modelo internacional, resolveu investir em moda: na semana passada, lançou, em Miami, uma linha de biquínis, inspirados nas mulheres brasileiras; em breve, vai trazê-los para o Rio.
Atualmente, o empresário de 32 anos se divide entre Nova York e seu apartamento no Arpoador, onde quer passar cada vez mais tempo. No entanto, a fome de investir em negócios no Brasil não para por aqui — em outubro, ele abre uma filial de seu restaurante em São Paulo, nos Jardins, e também está em busca de um lugar para esse investimento no Rio.
Como está indo o Baby Brasa em Ipanema? Valeu investir durante a pandemia?
Está ótimo! Temos yoga, cross training e incluímos boxe na grade de aulas; e, em breve, vamos ampliar. Tem aquela velha máxima: nos momentos de crise, aparecem as maiores oportunidades. Jamais pensei em lucrar com uma tragédia como a que estamos vivendo, mas investir no Rio estava nos meus planos antes da pandemia. As pessoas passaram a buscar mais as atividades ao ar livre quando os esportes na praia foram liberados e se sentiram mais seguras para deixar o confinamento. A procura superou nossas expectativas. Em pouco mais de dois meses, já temos 75 alunos inscritos, tanto que vou montar um outro ponto, desta vez, na Lagoa.
Como o Rio inspira seus negócios? Você já criou pratos com “toques” cariocas?
Incluí feijoada no cardápio do Baby Brasa em Manhattan! Muitos brasileiros frequentadores adoraram; agora, eu tirei porque estamos em pleno verão. O estilo de vida carioca — despojado, leve, que é a grande inspiração do Baby Brasa Sports Club — está muito presente na minha cozinha. No menu do restaurante, introduzi recentemente uma salada que criei pensando no Rio, com manga, rúcula e gergelim.
Como desenvolveu sua relação com o Brasil?
Aos 15 anos, morei no Rio por três meses, quando era nadador profissional; nadei pelo Botafogo. Depois, já em Nova York, voltei muitas vezes para fazer campanhas como modelo internacional e não parei mais de frequentar a cidade. Já venho anualmente há mais de dez anos, fugindo do inverno nova-iorquino para aproveitar o verão aqui. O Rio é uma das minhas cidades preferidas no mundo e, agora, meu lar também. Aluguei um apartamento no Arpoador e tenho passado a metade do tempo aqui.
A linha de biquínis lançada em Miami tem alguma inspiração nas mulheres do Rio?
Sim, a modelagem foi totalmente inspirada nos corpos brasileiros e suas curvas. São peças menores que o padrão europeu, por exemplo. São sexy, mais ao estilo da moda praia brasileira, referência para o mundo. E temos uma linha mais vintage também.
Quais as dificuldades e vantagens de se investir no Rio? É muito diferente de São Paulo, onde está investindo também?
Em São Paulo, as pessoas têm uma mentalidade mais focada no trabalho, parecem viver para aquilo. No Rio, também trabalhamos muito, claro, mas o jeito de lidar com as coisas é mais leve, o que eu gosto. Quando decidi montar o projeto no Rio, muita gente tentou me alertar, dizendo que eu teria uma péssima experiência. Garanto que, até agora, só tive boas parcerias e encontros profissionais. Estamos trabalhando muito bem.
Você foi eleito o chef mais sexy do mundo. Esse título ajuda ou atrapalha nos negócios? Como?
Elogio é sempre bom, e ser reconhecido pode até ajudar a abrir portas. O ruim é quando o título vem na frente de qualquer coisa. Sou modelo internacional, posso até ser sexy, mas também gerencio uma empresa com centenas de funcionários, que engloba restaurante, catering, uma grife de roupas e clube de esportes. Tenho projetos sendo implementados simultaneamente em diferentes partes do mundo, como Miami, México, Rio, São Paulo e Nova York. Também estou escrevendo um livro sobre gestão de negócios.
Por ser muito bonito, deve receber cantadas. Como se desvia delas?
Trato sempre com respeito e bom humor, exceto quando a pessoa passa do ponto.
Tem algum relacionamento no Brasil?
Não, ainda, mas estou procurando… (rs rs)
Tem ainda, em mente, mais algum plano de negócios para o Rio?
A coleção de verão 2022 de biquínis que lançamos em Miami, na semana passada, durante a Swim Week, estará à venda aqui, em breve. Além disso, o Baby Brasa Sports Club vai virar um portal de wellness, com treinos on-line, dicas de nutrição, receitas saudáveis em vídeo, e muito mais. Queremos levar ao ar em setembro e chegar a 150 mil inscritos até o fim do ano. Também estamos em busca de um ponto para montar uma filial do restaurante Baby Brasa.