Projeto vencedor do Edital de Ocupação do Teatro Cacilda Becker 2011 da Funarte, o “manifesta!” ( a grafia é assim) prevê a ocupação integral do espaço, entre setembro e dezembro, com apresentação de nove espetáculos, de sexta-feira a domingo; exibição de filmes relacionados a dança (Cinema Manif), às quintas; seis oficinas, de terça a sexta; e debates e encontros de ideias.
Gustavo Ciríaco, curador de “manifesta!”, em parceria com Dyonne Boy, Lúcia Russo, Marcela Levi e Marta Vieira, está adorando essa agenda. Todas as atividades são gratuitas, com exceção das apresentações de espetáculos, cujos ingressos são R$ 10,00 (inteira) – olha que precinho!
A festa de abertura de “manifesta!”, neste sábado (03/08), às 18h, começa no palco do Teatro Cacilda Becker e termina na Praça São Salvador. Quem vai guiar o público do teatro para a praça é um fragmento de ‘Aqui enquanto caminhamos’, uma performance do curador e da austríaca Andrea Sonnberger, que leva todo mundo para uma caminhada urbana dentro de um elástico, ainda inédita no Rio.
A performance já foi apresentada em mais de 30 cidades, como Berlim, Frankfurt, Londres, Praga, Madri, Marselha, Munique, São Paulo e Fortaleza… A festa de abertura termina com uma grande festa de confraternização aberta na Praça São Salvador. “O Rio está se repensando como cidade, e a dança entra com o corpo, a ginga, o samba”, diz Gustavo, destacando que “o objetivo de “manifesta!”