O isolamento veio fixar alguns comportamentos. Os aplicativos de todos os tipos — delivery, relacionamento, games — estão disponíveis na ponta do dedo indicativo. Antigo gesto de acusar, enfatizar, agora se torna o dono da escolha. Com essa lógica de escolher/rejeitar, da facilidade e ligeireza de mostrar o que desejo com apenas um dedo, é que a premiadíssima Armazém Companhia de Teatro compõe “Parece loucura,mas há método”, espetáculo mosaico-lúdico-interativo, como exige o tempo em que vivemos.
Com a acertada direção-regência de Paulo Moraes, vemos, no roteiro de Paulo e Jopa Moraes, um inventivo teatro- jogo com nove personagens de Shakespeare, que, em pequenos solilóquios, expressam um arco de emoções, facetadas, expressas de forma direta como nos expressamos nas infindáveis chamadas via vídeo.Todos os ensaios, durante quatro semanas, foram feitos cada um no seu quadrado.
Na encenação, continua-se com a formulação do jogo, com as personalidades shakespearianas enfrentando-se numa arena de ideias, sendo tudo conduzido pelas intervenções de um mestre de cerimônias, com os atores da companhia Isabel Pacheco, Jopa Moraes, Marcos Martins, Patrícia Selonk, integrantes da companhia e os convidados: Charles Fricks, Kelzy Ecard, Liliana de Castro, Luís Lobianco, Sérgio Machado e Vilma Melo.
E incitados por Sérgio Machado, o ótimo e divertido MC, a plateia vai escolhendo, a cada dois atores, quem fica no jogo, até o vencedor final. Todas as interpretações são muito boas, mas, como Tinder, os parâmetros são individuais, o que faz com que os matches se construam diferentemente, a cada espetáculo.
Compostos pelos próprios atores, que propõem o visual dos personagens, utilizando seu próprios figurinos, adereços, objetos, “Parece loucura, mas há método” é uma bem-sucedids experiência naquilo que o teatro possui: texto, direção, atores. E com o eixo construtor da escolha, sempre causa aquele necessário e maravilhoso frisson que compõe a vida: a minha escolha foi vencedora? Por que as pessoas não pensam como eu? Como sair do meu quadrado?
Serviço:
Sextas e sábados, às 20h
Domingos, às 18h.
Os ingressos são vendidos pela Sympla: https://www.sympla.com.br/ armazemciadeteatro
O espetáculo é assistido online pelo Zoom.
Ingressos: R$ 10 e R$ 20