O Espaço Stella Torreão, que tem meu nome, em sociedade com a atriz Cláudia Jimenez, está fechado desde o dia 16 de março. Eu precisava respirar ao ar livre. A pressão era grande: treinar na era pós-contaminação pela covid-19, personal à distância para pessoas que precisam de reabilitação, aulas via zoom? Sou uma profissional artesanal. Não ter a presença, não poder tocar, é uma nova forma nova de cuidar! Era preciso aliviar a tensão e pensar bem, antes de ir cuidar do outro.
Caminhando na Lagoa, bem cedo, para não me arriscar (mantendo o distanciamento, claro), começo a prestar atenção ao uso de máscara, pensando no exercício: o quanto esse novo adereço afetaria a resposta final, qual o melhor material a ser usado, como prescrever a “dosagem” certa. Vou percebendo que a máscara, ao mesmo tempo em que dificulta a minha respiração, também me conduz para dentro: eu penso na respiração, no que acontece comigo e em como descubro naquele instante uma forma de meditar — entender a missão da vida, o descontrole de tudo que me permeia!
A natureza está plena. A cor da água, os animais: peixes, pássaros, capivaras. Entendo que tudo está se recuperando, se restabelecendo e que é preciso desapegar-se do medo e da forma com que olho a vida a partir desta pandemia! Cuidando de mim, cuido do outro: viva o autocuidado, a alimentação funcional, o mindfulness, a meditação, o exercício consciente, a espiritualidade.
O momento requer saúde mental e solidariedade em massa! Penso que o vírus, que mata, independentemente de classe, resgata o ser humano e faz com que ele olhe para o próximo. A máscara traz olhos nos olhos, o sorriso com o olhar, o cumprimento e as conversas com os olhos. Inteligência espiritual vai ser o chique daqui pra frente — todos mais preocupados em se manter saudáveis e com qualidade de vida positiva.
Hoje temos o resultado de um estudo pioneiro realizado pelo INCOR por doutores em Educação Física. Buscando entender o papel da atividade e do exercício físicos na proteção contra doenças virais, eles perceberam que pessoas fisicamente ativas apresentam melhor recuperação.
Isso faz do meu autocuidado, da caminhada ao ar livre, da meditação e treino de força um remédio para que, ao chegar ao meu trabalho, eu possa estar plena para dar início ao meu dia! Salve as pessoas ativas! Não só as fisicamente ativas, mas as que saíram do seu conforto e partiram para a ação!
Stella Torreão é empresária no setor de Saúde e profissional de Educação Física. Quem não conhece o espaço com seu nome, dos mais considerados do Rio, na Fonte da Saudade?