Por Rinaldo Zirrah
Rio de Janeiro é sol o ano inteiro, dizem os poetas. Exagero! Quando o inverno vem, ele dá um chega pra lá nessa onda “trabalho-praia-barzinho” e deixa toda cariocada desesperada. Afinal, tirá-los da praia, praticamente seu habitat, é um horror. Então, o que fazer para se adaptar?
Com uma opinião quase unânime, muitos dos “carioquérrimos” responderam que a praia deu lugar ao almoço nos fins de semana. Segundo Dudi Cotrim, produtora, “meus amigos têm saído muito para almoçar, na falta da praia. Com relação à noite, não se altera muito, mas diminui bem a frequência”.
O também produtor Marcelo Argento notou algo curioso: “Sem praia, o tempo rende. Dá pra colocar em dia aquele restaurante que você ama e nunca vai… ou aquele que você ainda não conhece”. Mas, tudo bem, sem essa de só comer, né? Senão o inverno acaba, chega o verão, e carioca sem corpão é difícil de acreditar.
Muitos outros também comentaram que o bacana é usar o tempo livre para programas mais culturais, passear pelo Centro da cidade, conhecer novas exposições etc. e tal. Para Rodolfo Donato, publicitário “de dia, sem praia, pode ir ao Instituto Moreira Salles, ao MAM, Santa Teresa”. Então, fica combinado: praia, desculpa, por enquanto, não dá! Vamos pôr o papo em dia num almoço, se entupir de coisas culturais (a cabeça agradece) e, à noite, ou ficar em casa, ou tomar um drink – quente! – em algum bar bacana. Tem o DoiZ, já foi?