O Cipriani, restaurante dentro do Hotel Copacabana Palace, mantém a decoração há 17 anos, ou melhor, mantinha. O último almoço (para convidados) aconteceu nesta quinta-feira (30/06), como uma despedida provisória – reabrirá em agosto, pelas previsões otimistas, ou em setembro, com uma cara completamente nova. Tudo será mudado: do cardápio às mesas.
Muitos cariocas são mais viciados nos prazeres oferecidos pelo restaurante do que em qualquer outra coisa. Referência da alta gastronomia da Itália no Rio e vencedor de inúmeros prêmios, o Cipriani se tornará mais italiano do que nunca. O novo projeto de decoração leva a assinatura do francês Michel Jouannet, responsável por comandar outras reformas no próprio hotel e em outros empreendimentos do grupo Orient-Express, como o Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Sua intenção foi renovar realmente o ambiente: “Estou aproveitando a ocasião para usar cores mais luminosas, leves e jovens, com itens venezianos típicos em desenhos contemporâneos”, disse o arquiteto.
Ao fim do almocinho, até dedicatórias de despedida foram escritas nas paredes, que logo, logo, irão ao chão. Depois desse esforço árduo de criatividade, isso não seria justo: foi aí que Cláudia Fialho, RP do Copa, deu a ideia de fotografarem as mensagens, ou seja, ficaram registradas no paladar, ou melhor, na memória de cada um. Segundo Andrea Natal, gerente-geral do hotel, o Cipriani é o mais rentável restaurante de toda a rede Orient-Express.