Por Rinaldo Zirrah
Pronto, acabou. As principais semanas de moda do Brasil terminaram. Começamos com o Fashion Rio e, agora, o fim do São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina. Foram mais de 60 marcas que mostraram suas coleções, fazendo parte de um seleto grupo onde, sim, dita-se a tendência. Com altos e baixos, cada uma delas merece nosso olhar, mesmo que seja para “fugir” do que foi mostrado. Mas, vamos ao que interessa! Nas imagens, as principais tendências em cores, apostas, modelagens e tudo o que você precisa saber e anotar. Que venha a primavera-verão 2012!
As cores:
Branco – total, em muitos looks. Fica lindo, chique e é bem cara do verão! E nem vão te chamar de mãe-de-santo! Verdes, azuis, beges – nudes. Amarelos, cores mais pálidas – como no desfile da Huis Clos. O preto também deu as caras, e bastante, até! Vermelho, laranjas, vinho. O verão está bem democrático com as cores.
Formas:
As modelagens amplas apareceram em muitos desfiles. Uma shape mais solta, sem muitas marcações. Por um lado é ótimo, porque tecido colando no corpo num calor de 40 graus, não rola. Por outro…você tem que ter um “porte” bom para isso, senão parece mulher largadona, entende? Um salto ajuda! E outra, lembra do macacão? Pois, é! Eles ficaram indo e vindo em muitas passarelas, cada um mais lindo do que o outro. A alfaiataria masculina também marca ponto no guardarroupa – reestruturado – das meninas, logo, se não rolar $$, faz um “boyfriendstyle” que também rola. Sabe o bolero? Imagina ele com corte de alfaiataria…isso mesmo, também vale! Shorts e bermudas aparecem mais comportados. Barras assimétricas, brincando com sobreposições, também valem.
Os jeans:
As bocas mais largas vêm aí! Se jogue na onda 70s! Eles tembém vieram com menos lavagens extravagantes: tudo muito basiquinho, variando entre os tons médios e escuros. Calças mais sequinhas – como uma skinny – também rola! Se não for tão apertada, que tal dobrar a barra da calça? Fica um charme! Destaque para a lavagem deep dye da Ellus. Em outras cores, além do amarelo, podem ficar incríveis, mas nada de abusar, viu ?
No balancê, balancê!
Faça a Gal Costa: franjas, penas…deu movimento? Use. Elas apareceram e deram uma cara mais “tcha-ran, cheguei”. Claro que, nas lojas, elas devem vir mais discretas…mas se a produção pedir, saia toda se balançando por aí, sem medo!
As estampas…
Grrraw! Sim, animal print – ainda – pode. Mas, leopardos e cobras, tá? Zebras e outros estão proibidos. Se quiser, invista mais num look de duas cores e só. Folhagens, flores…nossa, o verão virou um jardim! E as estampas geométricas/abstratas? As melhores! Losangos, barquinhos…rolou até o botão curtir do Facebook ( na Têca). As listras também podem, e elas aparecem de váááárias formas. E o tropical está em alta! Ache o melhor pra você!
Os tecidos…
Tem marca que prefere levar casting estrelado, tem outras que preferem fazer o certo: investir em pesquisas e novos desenvolvimentos e parcerias. Esse é o caso dos tecidos tecnológicos incríveis que vimos por essas semanas de moda. São tramas novas, caimentos novos…texturas! Invista na seda, jacquards de seda ( que são mais levinhos), tules bordados, organzas, o sempre algodão, as ráfias de seda – pela Osklen. Tem muita coisa legal que vai aparecer!
Tudo que reluz…
Não precisa ser ouro, mas vai aparecer no verão! Os metalizados, paetês ( de novo, de novo), lurex…Meu amor, você nasceu pra brilhar, sabia? E aproveita que um monte disso apareceu e segue como tendência.
Chiclete de tuti-fruti, nham!
O color blocking segue, mas, calma! Desta vez ele vem acompanhado – ufa! – de cores neutras. Ou seja: pegue um nude e joga alguma coisa colorida e…pronto: color blocking. A tendência também facilita e já faz uma peça que tenha isso tudo de uma vez só. Ô moleza…
Mas, vem cá…
Gente, vocês sentem frio no verão? Nem eu ! O que mais se viu nas passarelas foram looks beeeem invernosos, tricôs, cardigãs, peças pesadíssimas…Fuja disso ! Não compre achando que 2012 vai acabar o mundo e vai nevar no litoral ou nas suas férias em algum lugar paradisíaco. Na-na-ni-na-não. Isso tudo está me cheirando a truque de meia estação, entende? Tipo, as coleções de inverno não conseguem vender muito, porque é uma estação que demora para aparecer aqui pelos trópicos, logo, estão tentando encaixar essas peças “coringa” para começarem a vender antes. Espere uma promoção e seja feliz. Ui!
As sensações do verão? Leveza, balneário, latinidades, étnico…a experiência do tato! Quem “não vê com as mãos”? Nunca se teve tantas texturas!
E, por fim…
Um verão democrático, cheio de cores. Os ajustes são muitos, muitas as opções. A tendência maior é se vestir com o que quer e se sentir bem. Para tanto, uma gama de opções enoooormes para você poder ficar mais tempo ainda em frente ao guardarroupa, se divertindo com “o que vou usar hoje?”. Misture, sem medo, tecidos pesados com leves. Estampas também, mas com cautela, claro. O negócio é sair de casa se sentir incrível. Veja qual linguagem melhor se adéqua ao bolso e estilo de vida e…se jogue! Até a próxima temporada :)