A pesquisa feita pela UniverCidade e Fundação Cesgranrio, coordenada pelo professor Bayard Boiteux, entre 5 e 7 de março, mostrou, entre outros resultados, que os turistas que vêm para o Rio no carnaval somam 65% de homens e 35%, mulheres. Obviamente, a maioria é do sexo masculino por razões óbvias: devem vir atrás (sem duplo sentido, por favor) do sexo fácil, que imaginam encontrar na cidade, dona dessa fama, como sabido. Além da beleza natural, claro!
Seja para o sexo que for, seguindo uma tendência mundial, o Rio adota o cartão turístico já usado em cidades como Londres, Roma, Barcelona e Nova York. O produto visa se tornar uma referência para turistas do mundo todo, funcionando da seguinte forma: dará passes para museus, pontos turísticos, parques, e outros serviços. É como se fosse um bilhete único, onde há três versões, para 1, 3 e 7 dias. Isso é bom para quem não quer andar com muito dinheiro no bolso. É só apresentar o cartão e, pronto, passe livre. Por enquanto, ele pode ser adquirido apenas pelo site, mas futuramente, as maiores agências de turismo do mundo, hotéis e outros pontos o terão para venda.