Inicialmente desnecessário e entendido como pouco prático, o dossel é extremamente útil quando o olhamos de perto. Além do lado estético, claro, sem dúvida, uma cama com dossel é um charme total. O cortinado, inicialmente criado para dar privacidade, foi transformando sua função, assim como os materiais usados para confeccioná-lo. Em locais de clima quente, onde a natureza está integrada à casa, o dossel feito com material leve serve para proteger contra mosquitos. Quando foi inicialmente usado no Brasil, desempenhou uma função prática, muito mais que estética; e ao longo do tempo, fomos usando-o para as duas funções.
Os materiais são sempre leves e, quanto mais fáceis de serem retirados para manutenção, lavagem, etc., melhor. Em climas quentes, e mesmo nas cidades, o dossel transforma o quarto pequeno ou grande em um ambiente muito mais charmoso. O dossel dá importância à cama; pode ser sofisticado ou simples, dependendo do material e da forma de sustentá-lo. Existem cortinados fixados a um suporte redondo, na própria cama, até aos mais clássicos, quando são presos a suportes sofisticados.
Ter um dossel não significa ter um quarto feminino ou mesmo clássico – ele se adapta a todo partido estético. Dormir em uma cama de dossel é romântico, prático e lúdico, sem falar na delícia de estar no fim da tarde com uma janela aberta em um ambiente ventilado, sem o perigo e o incômodo de ter mosquitos. Nem sempre estamos perto da natureza para poder ter essa sensação de janela aberta para um jardim, mas também nem sempre queremos estar com a janela fechada e ar-condicionado ligado. Dormir é uma arte cada vez mais importante para o nosso bem-estar. E o nosso quarto deve ser tratado com a mesma sensibilidade. Refletir sobre o quarto é uma função das mais importantes de quem ambienta uma casa. O cortinado pode fazer parte desse bem-estar.