O debate sobre os avanços e retrocessos da luta LGBT estava ainda sem data no projeto “Colabora com Ideias”, mas a liminar expedida pelo juiz federal Waldemar de Carvalho antecipou sua realização para esta quarta (20/09), às 19h, na Travessa de Botafogo. A medida foi aquela que autorizou psicólogos a oferecem a chamada “cura gay” e está revoltando todos que têm, pelo menos, dois neurônios no cérebro.
A coisa é bem mais séria: segundo o “The Intercept Brasil”, uma das autoras da ação que deu origem à liminar, a psicóloga Rozangela Justino, é funcionária do gabinete do deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), pastor da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, liderada por Silas Malafaia. A psicóloga, que teve o registro cassado ano passado, se define como missionária no seu blog (http://rozangelajustino.blogspot.com.br/).
No debate do Colabora participam Carlos Tufvesson, que comandou a Coordenadoria da Diversidade Sexual; Ana Lodi, fundadora da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas; e a professora de Psicologia Jaqueline Gomes de Jesus. O jornalista Gilberto Scofield Jr. é o mediador. Ele está convidando “quem está na causa, quem não está na causa, todos que têm interesse em direitos humanos”.