A 16ª edição da “Lavagem da Madeleine”, em Paris, que, até agora, era como na Bahia (um dia e pronto), a partir deste ano, mudou: vai ser num fim de semana inteiro, levando um pouco da cultura brasileira.
Vai constar o Village Brésilien, espaço dedicado a design, música e gastronomia (neste caso, coxinha, empada, pão de queijo e muita caipirinha), além de um espaço de artesanato, sob a curadoria de Paula Saady e, ainda, participação de artistas plásticas como Rita Lessa e Tula Moraes. Dois shows acontecem: nesta sexta (08/09) abrindo o evento, Margareth Menezes e no sábado Elba Ramalho, assim como apresentação de DJs.
No domingo, a tradicional procissão nas ruas, com as baianas até as escadarias da igreja de La Madeleine, para o ritual da lavagem, como na igreja do Nosso Senhor do Bonfim, na Bahia. A lavagem, criada pelo baiano-francês Robertinho Chaves, que tem como madrinha a apresentadora de TV Cristina Cordula, já é tradição entre os brasileiros que vivem na capital francesa e, ainda, com os que amam o Brasil. Não são poucos!