A 71ª edição do Congresso Internacional IFA (International Fiscal Association – o IFA2017), que acontece até o dia 1º de setembro no Rio, começou nesse domingo (27/08), no Windsor Barra, com um novo recorde de participantes: quase 2 mil advogados de 83 países. É o maior da América Latina e o segundo maior fora da Europa.
O presidente do Congresso IFA 2017 e da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), Gustavo Brigagão, fez um emocionado discurso. Gustavo lembou a primeira edição do evento, há 30 anos na cidade, quando ele, um jovenzinho advogado, assistiu ao seu então professor Gilberto Ulhoa Canto, receber a bandeira do seu antecessor, sem imaginar que viveria a mesma cena, tão importante em sua vida, décadas depois. “Este Congresso tem as mesmas dimensões de uma olimpíada, no campo do direito tributário internacional”, comenta Brigagão, lembrando que próxima edição vai ser em Seul e, a anterior, foi em Madrid.
Na abertura, foi uma alegria, com show de bossa nova da cantora Nina Joory; espetáculo de capoeira, apresentação de embaixadinhas e um tour pela cultura musical brasileira, com a Mocidade Independente de Padre Miguel, encerrando a noite. Os gringos adoraram! Não duvide se ao fim algum deles quiser morar na cidade carioca.
O presidente da IFA internacional, Porus Kaka, elogiou as belezas do Rio e comentou: “Ninguém acreditou quando eu disse que iria ao Rio trabalhar e tratar de assuntos tributários” – foi aplaudido. Para a noite desta segunda-feira (28/08), vem aí uma recepção no Museu do Amanhã e, no dia seguinte, vai ser a vez do Pão de Açúcar, fechados só para as ocasiões.