O jornalista Luis Erlanger lotou as duas salas do Lagoon reservadas, nessa segunda (05/06), para a pré-estreia de seu primeiro filme como diretor, “Os Transgressores”. O documentário narrado por Othon Bastos conta a trajetória de quatro pessoas de universos bastante diferentes – Paulo Freire, Celso Athayde, Lucinha Araújo e Carlos Tufvesson – que levaram o sentimento de inconformismo para além de um estado de espírito, transformando a realidade.
Erlanger ficou especialmente emocionado com os convidados de Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas, pessoas moradoras de comunidades que estavam conhecendo o Lagoon naquela noite. Carlos Tufvesson, que de estilista virou militante dos direitos humanos e contra a homofobia, chorou muito durante a projeção. “A militância é muito pouco compreendida e menos ainda reconhecida e saí do cinema agradecendo a Deus por esse reconhecimento”, contou.
Na apresentação da noite, Erlanger disse que a situação atual do país deixa “Os Transgressores” ainda mais oportuno. “A mensagem ‘a realidade só é assim porque assim é feita por nós, então, se quisermos, é possível mudar’ é a minha esperança e acho que foi compartilhada por todos que vieram”. O filme entra em cartaz nos cinemas dia 15.