Por que esses móveis acima do chão nos fascinam tanto? Primeiro, pela mobilidade; segundo, pela leveza que sugerem e, muitas vezes, pelo balanço que alguns móveis suspensos proporcionam… Esses, além de suspensos, ainda têm um movimento que nos remete ao conforto inicial da nossa vida: o berço.
Uma rede ou uma cadeira suspensa relaxam muito mais que uma cadeira de balanço. Isso porque a sensação de estar levemente flutuando no ar é uma delícia – a mesma sensação do balanço da nossa infância. Porém, para suspender um móvel, a leveza fica só no lar mesmo porque a força de sustentação tem que estar super bem calculada e a estrutura de suporte, idem.
Para suportar um móvel suspenso, a estrutura de apoio deve, antes, ser avaliada por uma engenheiro ou técnico de estrutura. Mesmo nós, arquitetos, não temos todo o conhecimento de estrutura para aprovar com certeza a resistência na colocação de um móvel suspenso. Por isso, o único cuidado é a resistência para essa colocação.
E também, claro, uma área livre para esse móvel leve e poético poder embalar você livre no ar. Claro que um móvel suspenso não é um balanço: seu movimento é restrito, mas pode apostar que vale a pena se você tiver todas essas condições. Adoro tudo que for lúdico e fora do lugar-comum, aquilo que surpreende e, além de tudo, gera bem-estar. Essas são as qualidades importantes para você escolher os móveis na sua casa.
Casa moderna e jovem não é necessariamente ocupada com móveis modernos ou espaços arquitetônicos contemporâneos. Os móveis que surpreendem, inovadores, divertidos e alegres são os responsáveis por essa atmosfera jovem descolada na sua casa, seja ela de qualquer estilo ou época. Isso sem falar na casa suspensa… Mas vamos deixar isso para uma próxima vez…