O chef Jan Santos, do Entretapas, é o único participante brasileiro, até agora, de uma equipe internacional que vai subir até o topo do monte Kilimanjaro, em 2017. Ele foi convidado pela idealizadora do projeto, a medalhista paralímpica Gema Hassen-Bey, espanhola que participou de cinco Jogos Paralímpicos – Atlanta, Barcelona, Sidney, Atenas e Pequim – e só não vai participar das disputas de esgrima no Rio porque já está em treinamento intensivo para vencer o monte africano, que tem quase 6 mil metros de altura.
Gema é muito conhecida na Espanha: sua mobilidade em cadeira de rodas não impediu que ela se tornasse, também, apresentadora de tevê, compositora e atriz (participou de “Carne Trêmula”, de Almodóvar). Ela esteve no Rio durante a Olimpíada e trouxe o protótipo da cadeira de rodas que está sendo construída para vencer esse desafio.
“É o projeto mais emocionante da minha vida, porque o esporte fica a serviço para ajudar os outros”, diz Gema. “O importante não é tanto o atingir o topo, mas fazer o caminho e o legado da tecnologia que o projeto vai deixar para melhorar a vida de muitas pessoas que vivem na selva, montanhas ou lugares com neve. Além de aproximar a natureza das pessoas que, com as cadeiras de rodas que temos atualmente, não podem desfrutar da mesma maneira”.
Jan Santos, que emagreceu 30 quilos recentemente, sem saber que teria esse convite pela frente, conta o motivo de ter aceitado participar da expedição: “Graças ao mundo da gastronomia descobri que podemos também ser uma ferramenta de transformação (ele participa da ONG Gastromotiva) e esta é uma das coisas que mais prazer geram no meu trabalho. Este projeto vai me oferecer a possibilidade de trabalhar com pessoas do mundo tudo que acreditam nos mesmo ideais e sinto um enorme orgulho e emoção por isso”.
Perguntado se vai sugerir algum ingrediente na alimentação da equipe, Jan diz: “Sem dúvida, gostaria que produtos como o açaí ou outros altamente nutritivos façam parte das escolhas… Quem sabe não colocamos também uma das nossas croquetas para comer nas alturas (rs)?”, brinca o chef mineiro.
A equipe de Gema vai subir, antes, cinco outras montanhas como treino para o Kilimanjaro, que fica na Tanzânia, na fronteira com o Quênia.