Acaba de ser anunciado, nesta terça-feira (23/08), que o vencedor do Diners Club® Lifetime Achievement Award 2016, única premiação da gastronomia da América Latina, é o chef Claude Troisgros. Com 40 anos dedicados à culinária, Claude, que está no comando do restaurante Olympe, no Jardim Botânico, no Rio, há mais de 30 anos – anteriormente a casa levava o nome do chef – vai receber o prêmio dia 26 de setembro, no México.
Essa categoria de homenagem concedida pelo Diners reconhece a contribuição e originalidade da carreira de um chef, e foi dada, antes, a Gastón Acurio, do Peru, Alex Atala e Enrique Olvera, do México. Troisgros conta que quando chegou ao Brasil, em 1979, sentiu falta de muitos ingredientes e começou a valorizar os produtos nacionais como a batata doce, o aipim, o maracujá, a goiaba e o cupuaçu. “Criei uma cozinha com personalidade própria, com técnica francesa, que podemos chamar de franco-brasileira. É o que sei fazer, amo fazer e vou continuar fazendo”, disse, agradecendo o prêmio.
O editor-chefe do Latin America’s 50 Best Restaurants,William Drew, acrescentou: “Nós estamos encantados com o fato de que nossa Academia de votantes de toda a América Latina escolheu prestigiar Claude Troisgros por seu pioneirismo, por sua influência permanente e por seu entusiasmo contagiante. Ele é popular dentro e fora do Brasil, e eu tenho certeza que ele será muito ovacionado por seus colegas quando receber o prêmio”.
Mas o pai do também chef Thomas Troisgros não para por aí: alem de gravar os programas “Que marravilha!” e “Chato para comer”, no GNT, Claude vai lançar um curso digital de gastronomia no fim do ano. Com certeza, vai quebrar a internet.