Em uma das minhas colunas anteriores, já havia mencionado o upcycling – metódo de transformar materiais que já existem em produtos novos, sem passar por um processo de reciclagem. Mas como a moda sustentável está cada vez mais em alta nessa maratona de transformações da indústria, hoje falo de uma talentosa empreendedora e estilista curitibana que desde pequena se envolvia com tecidos no ateliê de sua mãe.
Gabriela Mazepa foi estudar fora, chegando a ser finalista do prêmio British Council IYFE (International Young Fashion Entrepreneur) e, em 2012, ao retornar para o Brasil, lançou sua marca homônima, em que todas as peças produzidas são feitas com a técnica do upcycling.
O esquema é o seguinte: tudo o que for excedente da indústria ou roupas de brechó, ela transforma em roupa nova. Com um processo criativo que foge do tradicional, Gabriela e sua equipe demonstram a preocupação com o consumo consciente e cada peça transborda criatividade.
Além disso, ela tem um projeto chamado Re-Roupa, que nada mais é do que oficinas em que ela repassa seu conhecimento no ramo para pessoas e empresas.
Marcas como Farm, Roupa Livre e até o Instituto Europeo di Design (IED) já colaboraram com a estilista. As peças “upcycled” criadas por ela são vendidas tanto online, quanto em lojas pop-ups e eventos de criadores. Para mandar sua peças velhas para serem recriadas, é só entrar em contato com sua equipe pelo site Gabriela Mazepa.
Visite também o isfashionmag.com.br
Até a próxima!
Bjkss
Bebel